Março 2006

Relaxar é preciso

Painel Artigo revista
HBR
Quando um funcionário trabalha, a empresa naturalmente ganha. E, diria a maioria, ganha também o trabalhador, que gosta do desafio intelectual e da satisfação do trabalho bem-feito. Já quando o profissional pára para relaxar, a vantagem é considerada mais unilateral. Um funcionário em férias é […]

Saiba o que vender, quando e a quem

Ferramentas Artigo revista
V. Kumar, Rajkumar Venkatesan e Werner Reinartz
Prever o comportamento do consumidor é tão difícil que empresas gastam milhões com mensagens que muitas vezes acabam afugentando o cliente. Veja como interpretar os dados para dar ao consumidor o que ele quer, na hora certa. Digamos que você seja um diretor de marketing […]

Liderança na literatura

Outra voz Artigo revista
HBR
Uma conversa com o professor de ética Joseph L. Badaracco Jr. Há muitas lições pragmáticas e contundentes de liderança nas obras de Sófocles, Shakespeare e Conrad, entre outros. Mas é preciso saber onde procurar e como interpretar o que diz a literatura. Antigamente, o aluno […]

Como aplicar uma nova estratégia sem causar distúrbios na organização

Artigos Artigo revista
Robert S. Kaplan e David P. Norton
Um sonho estratégico pode virar pesadelo se a empresa começa a gastar tempo e dinheiro demais com a reestruturação. Uma saída muito melhor é escolher um modelo que funcione relativamente bem e, então, criar um sistema estratégico para ajustar a estrutura à estratégia. Durante boa […]

Proposta de valor ao cliente em mercados empresariais

Artigos Artigo revista
JAMES C. ANDERSON, JAMES A. NARUS E WOUTER VAN ROSSUM
No afã de manter custos lá embaixo, a clientela talvez olhe apenas o preço e ignore seu discurso de vendas. Veja como ajudar o cliente a entender o valor superior daquilo que sua empresa oferece. “PROPOSTA DE VALOR AO CLIENTE” foi um dos termos mais […]

A crise da meia carreira

Artigos Artigo revista
Robert Morison, Tamara Erickson e Ken Dychtwald
Profissionais e gestores em meio de carreira, cuja produtividade deveria estar no auge, formam o grupo mais insatisfeito no trabalho. Para não perder esse vasto — e ignorado — contingente de trabalhadores é preciso achar um jeito de renovar seu entusiasmo. Esgotada, encurralada e entediada. […]

Dentro da mente do consumidor Chines

Artigos Artigo revista
William McEwen, Xiaoguang Fang, Chuanping Zhang e Richard Burkholder
Na última década, a Gallup Organization montou um perfil da população chinesa tanto como consumidora de bens quanto como trabalhadora de empresas que produzem tais artigos. Os dados apontam para mudanças em atitudes de consumo, oportunidades de mercado e desafios de gestão. DESDE QUE A […]

Eliminar o intermediário?

Caso HBR Artigo revista
Ming-Hui Huang
Os produtos da gigante americana de aparelhos eletrônicos USTech são feitos por uma empresa taiwanesa que repassa boa parte da produção a fábricas na China. Se eliminasse o intermediário, a USTech cortaria custos — ou estaria atirando no próprio pé? “Greg, é um prazer revê-lo”, […]

Antevisão – Março 2016

Artigos Artigo revista
andrew w. lo
Uma sondagem de idéias, tendências, pessoas e práticas no horizonte de negócios Que vença o mais rico No mercado financeiro, assim como em muita empreitada humana, há uma batalha entre razão e loucura. De um lado estão os discípulos da hipótese do mercado eficiente — […]