Maio 2014

Como ser mais esperto que investidores ativistas

Estratégia Artigo revista
Jay W. Lorsch, Bill George
Em julho de 2013, o investidor ativista Nelson Peltz ligou para a presidente do conselho de administração e CEO da PepsiCo, Indra Nooyi, para dizer que seu Trian Fund Management havia acumulado uma participação de mais de US$ 1,3 bilhão na empresa. Ele exigiu que […]

CEO da TJX revela como treinar compradores de primeira linha

Estratégia Artigo revista
Carol Meyrowitz
Moda corre nas veias da família. Meu pai era atacadista e minha mãe, artista. Meu pai era um excelente executivo inteligente e empático. Eu praticamente cresci na nossa loja, em Nova York, e logo aprendi sobre o negócio e percebi que trabalhar com pessoas era […]

Promoções por celular: uma questão de distância e tempo

Marketing Artigo revista
Zheng Fang, Xueming Luo, Michelle Andrews, Chee Wei Phang
Para o comércio, uma das maiores oportunidades apresentadas pela tecnologia de smartphones é o uso de geolocalização para oferecer aos consumidores promoções e estímulos de compra em tempo real. Algumas empresas, como a rede de lojas de confecção H&M e a rede de supermercados Central […]

Seu recurso mais escasso

Gestão geral Artigo revista
Michael Mankins, Gregory Caimi, Chris Brahm
As empresas dispõem de procedimentos elaborados para administrar capital. Exigem uma situação de negócios promissora para qualquer novo investimento. Estabelecem taxas de retorno mínimo. Delegam autoridade com cautela, prescrevendo limites de gasto para cada nível. O tempo de uma organização, no entanto, continua impossível de […]

Cuidado com a novidade do momento

Experiência Artigo revista
Julian Birkinshaw
De onde vêm as novas práticas de gestão? Algumas surgem, já completamente formadas, das mentes de acadêmicos e consultores. Entretanto, a grande maioria vem de executivos experimentando novas ideias em suas próprias empresas. Um exemplo é a varejista online Zappos, que está substituindo sua hierarquia […]

Consiga que sua equipe faça o que diz que fará

Equipes Artigo revista
Heidi Grant Halvorson
Imagine que está começando a planejar o orçamento do departamento para o próximo ano fiscal. Você reúne sua equipe de gestão para estabelecer prioridades de curto prazo e começar a pensar na alocação de recursos de longo prazo. Você coordena os próximos passos e decide […]

Liderança do Oceano Azul

Liderança Artigo revista
W. Chan Kim, Renée Mauborgne
Uma triste realidade sobre o local de trabalho: apenas 30% dos funcionários estão ativamente comprometidos em realizar um bom trabalho. De acordo com o relatório Situação do local de trabalho americano do Instituto Gallup de 2013, 50% dos funcionários simplesmente passam seu tempo na empresa, […]

Sinais dos tempos

Tecnologia Artigo revista
HBR
Os ícones de interface de usuário nos ajudam a lidar com a tecnologia. Alguns são óbvios, mas outros parecem ilógicos. Um sobreviveu a uma experiência de quase morte, outro envolve um rei dinamarquês, e outros ainda retratam objetos prestes a virar relíquias. Aqui está um […]

Ecofinanças: reflexões sobre uma jornada transformacional

Inovação Artigo revista
Ana Paula P. Candeloro
As instituições financeiras desempenham um papel significativo na economia mundial devido à sua capacidade de intermediar poupança e investimento, o que é vital na promoção do desenvolvimento sustentável. Elas são capazes de desenhar soluções que atendam às necessidades dos clientes, assim como de identificar novas […]

Uma empresa que depende de voluntários pode ganhar escala?

Estudo de caso Artigo revista
Robert I. Sutton, Huggy Rao
Os estudos de caso fictícios da HBR apresentam dilemas atuais enfrentados pelos líderes em empresas reais e oferecem soluções de especialistas. Este é baseado no estudo de caso da Stanford Graduate School of Business “Mozilla: Scaling Through a Community of Volunteers”, de Hayagreeva (Huggy) Rao, […]

No ponto médio: como empresas israelenses se globalizam

Globo Artigo revista
Jonathan Friedrich
Quando líderes de empresas de médio e pequeno portes se projetam além do mercado interno e consideram a possibilidade de expansão internacional, a perspectiva de competir com dois conjuntos tenebrosos de concorrentes, geralmente dá o que pensar. Um dos conjuntos são as companhias multinacionais, que […]

Na hora de contratar, algoritmos superam o instinto

Gestão geral Artigo revista
Nathan R. Kuncel, Deniz S. Ones, David M. Klieger
De olho na estatística   25˚ é a temperatura na qual compradores online têm maior probabilidade de acessar uma página de compras.   De acordo com estudo realizado por Yonat Zwebner, da Universidade Hebraica de Jerusalém, Leonard Lee, da Universidade de Columbia, e Jacob Goldenberg, […]

Como usar o “freemium”

Estratégia Artigo revista
Vineet Kumar
Na última década, “freemium” — uma combinação de “free” e “premium” em inglês — tornou-se o modelo de negócio dominante entre startups na internet e desenvolvedores de aplicativos para smarphones. Os usuários recebem as funcionalidades básicas do modelo gratuitamente e podem acessar funções mais sofisticadas […]