Maio 2008

Marketing em sintonia com o valor do cliente

Marketing Artigo revista
Dominique M. Hanssens, Daniel Thorpe, Carl Finkbeiner
Medir a eficácia do investimento em mar­keting pode ser frustrante — sobretudo se a empresa se atém a metas de longo prazo, como aumentar o valor do cliente (customer equity). Embora haja modelos para ajudar a equipe de marketing a alocar a verba, seu objetivo […]

Mapa da inovação centrada no cliente

Inovação Artigo revista
Todo mundo sabe que as pessoas “contratam” produtos e serviços para dar conta de uma tarefa. Um cirurgião contrata um bisturi para fazer uma incisão no tecido. Um zelador contrata líquido de limpeza e toalhas de papel para ajudar a tirar a sujeira das mãos. […]

Estratégia como problema capcioso

Estratégia Artigo revista
John C. Camillus
Num mundo cada vez mais complexo, é comum a empresa enfrentar questões intratáveis de estratégia. Um problema desses não é só difícil ou persistente: é capcioso — ou wicked, termo usado por planejadores urbanos para problemas que não possuem solução definitiva. Exemplos clássicos são a […]

Quando vencer é tudo

Organização e Cultura Artigo revista
J. Keith Murnighan, Gillian Ku, Deepak Malhotra
No calor da disputa, um executivo é facilmente tomado pela obsessão de derrotar o rival. Esse estado emocional movido a adrenalina, que os autores chamam de excitação competitiva, não raro leva a decisões ruins. Para minimizar o potencial de excitação competitiva e os danos por […]

Criatividade passo a passo

Inovação Artigo revista
HBR
A maioria das pessoas acha que a criatividade é um traço de personalidade predeterminado, reservado a poucos. Tharp — a premiada coreógrafa que revolucionou a dança em nossos tempos — rejeita veementemente essa noção. “Qualquer um pode ser criativo”, diz. “Mas é preciso se preparar […]

Nossos clientes vão nos salvar?

Experiência Artigo revista
David Silverman
Ao contrário do Caso HBR típico, que usa uma narrativa fictícia para apresentar dilemas comuns de gestão e soluções concretas de especialistas, o caso deste mês é baseado em fatos reais. Nomes de certas pessoas e empresas foram alterados. A Clarinda Company está em dificuldades […]

Antevisão – Maio 2008

Artigos Artigo revista
HBR
PARA PENSAR Futuro da publicidade está em “vivistícios” Jeffrey F. Rayport Quem está familiarizado com o marketing de consumo certamente conhece o termo “intersticial”. Anúncio intersticial é aquele que aparece em interstícios — ou seja, entre segmentos do conteúdo que a pessoa quer conferir. Assim […]

Solução mágica

Painel Artigo revista
Don Moyer
A TECNOLOGIA JÁ AJUDOU a resolver incontáveis problemas em empresas. É tentador, portanto, encará-la como panacéia. Só que um raciocínio desses pode trazer problemas. Como escreveu H.L. Mencken: “Para todo problema humano sempre há uma solução fácil — boa, plausível e errada”. É comum a […]

Como vender serviços de um jeito mais rentável

Estratégia e Competição Artigo revista
Wolfgang Ulaga, Werner Reinartz
Quando seus produtos se comoditizam, a empresa pode tentar se diferenciar prestando serviços de valor agregado. Infelizmente, muitas tropeçam. Os autores fizeram um estudo em profundidade de 18 empresas de destaque na manufatura de produtos para saber o que distingue as que triunfaram das demais. […]

Laboratórios virtuais de liderança

Liderança Artigo revista
Tony O’Driscoll, Thomas W. Malone, Byron Reeves
Quer ver uma prévia do ambiente de negócios do futuro? Vá conferir um jogo de RPG online para múltiplos participantes. Quem comanda equipes num universo virtual desses cultiva habilidades que serão exigidas de dirigentes de empresas no futuro. Além disso, esse tipo de jogo cria […]