Junho 2014

CEO da Zoetis conta como se preparou para o cargo

Experiência
Juan Ramón Alaix

A IDEIA

Alaix tinha passado anos dirigindo negócios dentro de grandes empresas. Mas, quando a Pfizer decidiu desmembrar sua divisão numa IPO, o futuro CEO iniciou um regime de treinamento intensivo para se preparar para um cargo muito diferente.

 

Desbloqueando a riqueza em mercados rurais

Globo
Vineet R. Ahuja, Sanjay Dawar, Mamta Kapur

Enquanto a demanda urbana por produtos de consumo permanece ociosa no mundo todo, mercados rurais estão crescendo mais rápido que nunca em algumas das maiores economias emergentes. Salários mais altos estão criando uma classe média crescente e, em alguns países como China, México e África do Sul moradores de pequenas vilas rurais relatam estar mais otimistas em relação aos salários no futuro, que habitantes de grandes cidades. Na China, a demanda no campo já começou a ultrapassar a demanda nas cidades.

Envolvendo médicos na revolução da assistência médica

Inovação
Toby Cosgrove, Thomas H. Lee

Apesar dos avanços impressionantes da medicina e da tecnologia, normalmente a assistência médica falha na sua função básica como qualquer empresa: oferecer atendimento confiável para suprir necessidades dos clientes. Diante de uma complexidade cada vez maior, dedicação e boas intenções de médicos individualmente não garantem mais eficiência e alta qualidade.

O preço do poder de Wall Street

Economia
Gautam Mukunda

O lançamento do 787 pela Boeing foi marcado por enormes estouros de orçamento e incêndios de baterias. Qualquer produto pode ter problemas técnicos, mas o que chama a atenção no caso do 787 é que eles resultaram exatamente do tipo de decisões que Wall Street diz para os executivos tomarem.

Mulheres, encontrem sua voz

Experiência
Mary Davis Hol,t Kathryn Heath, Jill Flynn

Para reduzir o tamanho do grupo, o CEO de uma empresa planeja reter somente os membros “mais engajados”, por isso pede a um executivo sênior que abdique de seu posto no comitê executivo.

O líder de uma divisão de US$ 50 milhões é ignorado no processo de seleção a CEO depois de se mostrar incapaz de participar plenamente de discussões estratégicas nas quais “você precisa gritar para ser ouvido”.

Gerencie o tempo coletivo de sua equipe

Gestão geral
Olivier Bertrand, Marcia Frideger, Leslie A. Perlow, Laurence Capron, Laura Huang

A maioria dos profissionais aborda a gestão do tempo de forma equivocada. Pessoas que não evoluem profissionalmente são consideradas pessoalmente fracas — da mesma forma como geralmente são consideradas as pessoas que desistem de fazer regime ou de praticar exercícios físicos por não terem autocontrole ou disciplina. Nesse contexto, especialistas em gestão de tempo focam nos hábitos pessoais como fazem orientadores de autoajuda.

Gerindo investidores

Estratégia
Justin Fox

Durante sua década como CEO da IBM, Sam Palmisano não disse muito em público sobre o mercado financeiro e seu impacto na tomada de decisões. Ele não disse muito em público, ponto. Ele fez uma escolha consciente pela discrição, e só começou a romper com esta escolha perto do fim de seu mandato.

Para liderar, você precisa de foco

Liderança
Raymond Edwin Mabus Jr.

Liderar uma organização grande e complexa como a Marinha dos EUA, que é interdependente em relação a entidades similares, exige uma abordagem específica. Você começa com um foco estreito na força e no papel únicos de sua organização. Para a Marinha, é a presença. As forças navais dos EUA — marinheiros e fuzileiros navais — estão constantemente mobilizadas, não precisam de nenhum centímetro de solo estrangeiro e podem ficar posicionadas por um longo tempo. Estamos no lugar certo não só na hora certa, mas também no tempo todo.

Quem chega antes bate quem é melhor

Defenda seu estudo
Henrich R. Greve

O estudo: Henrich Greve e Marc-David Seidel estudaram as vantagens de ser o primeiro a determinar tecnologias a serem adotadas. Eles acompanharam o histórico de vendas de dois jatos de fuselagem larga — o McDonnell Douglas DC-10 e o Lockheed L-1011 TriStar — e chegaram à conclusão que o fato de o DC-10 ter sido lançado um ano antes contribuiu para seu maior sucesso no mercado, apesar da superioridade técnica do L-1011.

O dilema do capitalista

Inovação
Derek van Bever, Clayton M. Christensen

ARTIGO COLABORATIVO

Ao longo do ano passado, mais de 150 estudantes e ex-alunos de nosso curso na HBS “Construindo e sustentando uma empresa bem-sucedida” trabalharam juntos nas questões que este artigo aborda, tanto pessoalmente como por meio de uma plataforma colaborativa online.