Junho 2013

A nova dinâmica da competição

Competição Artigo revista
Michael D. Ryall
No livro Inovação e Espírito Empreendedor, Peter Drucker fez a seguinte observação sobre setores de atividade que dependem da inovação baseada no conhecimento: “Por um período longo, existe a percepção de que uma inovação está para acontecer (…). Então, de repente, há uma quase-explosão, seguida […]

Missão definida. O novo contrato entre empresa e trabalhador

Cultura organizacional Artigo revista
Reid Hoffman, Chris Yeh, Ben Casnocha
Foi então que veio a globalização e a Era da Informação. A estabilidade deu lugar a mudanças aceleradas e imprevisíveis. Para ter e manter o sucesso, adaptabilidade e empreendedorismo se tornaram essenciais. No setor privado americano, por exemplo, essas mudanças romperam o tradicional pacto entre […]

Ex-presidente cogita um golpe

Experiência Artigo revista
William C. Kirby
Já passa da meia-noite. Na casa que divide com o marido em Jacarta, Indonésia, Myra Wanandi escreve em seu diário: Estou cansada, mas preciso me concentrar. Meu pai vai tomar uma das decisões mais importantes de sua vida, e conta comigo. O que me assusta […]

Alison Beard entrevista Arnold Palmer

De corpo e alma Artigo revista
Alison Beard
HBR: O senhor já disse que o golfe é um esporte de precisão, porém imprevisível. Como se traça uma estratégia para vencer num jogo desses? Palmer: O mais importante é estabelecer um sistema no qual você confie e lançar mão dele quando estiver em situações […]

L’Oréal domina o Multiculturalismo

Globo Artigo revista
Yves L. Doz, Hae-Jung Hong
No cerne de toda empresa global há uma tensão que nunca é totalmente desfeita: para atingir economias de escala e escopo é preciso certa uniformidade e integração de atividades por distintos mercados. Já servir mercados regionais e nacionais exige a adaptação de produtos, serviços e […]

Para administrar com a cara do Brasil

Administração Artigo revista
Alfredo Behrens
O esgotamento da gestão convencional. O centro gravitacional da atividade econômica mundial desloca-se para o oceano Pacífico, assim como o interesse dos Estados Unidos e do Canadá. A crise do euro é apenas um sintoma das dificuldades da Euro- pa; ela envelhece e perde competitividade. […]

Primeiro dia é tudo

Administração Artigo revista
Suzanne de Janasz, Michael Watkins, Kees van der Graaf
Anos atrás, Kees van der Graaf, um dos autores deste artigo, foi promovido ao comando da divisão de alimentos da Unilever. Ia substituir o sujeito que acabara de ser nomeado presidente. Van der Graaf estava felicíssimo por suas conquistas terem sido premiadas com a chefia […]

Qual é a teoria da sua firma?

Cultura organizacional Artigo revista
Todd Zenger
Se tivesse de definir estratégia, a maioria dos executivos provavelmente se sairia com algo na seguinte veia: estratégia significa descobrir e explorar mercados atraentes e buscar, neles, uma posição que garanta uma vantagem competitiva sustentada. Para conseguir uma posição dessas, a empresa configura e organiza […]

Vantagem Transitória

Gestão geral Artigo revista
Rita Gunther McGrath
A estratégia empacou. Há muito o mundo empresarial vem obcecado com a busca de uma vantagem competitiva sustentável. Essa ideia está no cerne da maioria dos tratados sobre estratégia, é a base da estratégia de investimento do megainvestindor americano Warren Buffett e é fundamental para […]

Presidente da Honeywell conta como evitou demissões

Experiência Artigo revista
David Cote
Quando cheguei à Honeywell, em 2002, a empresa vinha de um período complicado. Pouco depois da fusão com a Allied Signal, em 1999, tinha fechado a aquisição de uma empresa chamada Pittway. As três culturas nunca foram integradas, a Honeywell deixara várias vezes de bater […]

O paradoxo do “multitasking”

Gestão pessoal Artigo revista
HBR
O leitor talvez suspeite que fazer várias coisas ao mesmo tempo — o tal “multitasking” — é contraproducente. Novos dados sugerem que de fato é. Os gráficos abaixo mostram a jornada de dois trabalhadores na frente do computador. Um deles, uma mulher, desviava o foco […]

Tamanho importa (na assinatura)

Gestão geral Artigo revista
Nick Seybert
Tese: empresas lideradas por presidentes cuja assinatura é grande — um sinal de narcisismo — se saem pior do que as chefiadas por executivos com assinatura pequena. Estudo: na tentativa de determinar o impacto de líderes narcisistas em organizações, Nick Seybert e colegas mediram as […]

O problema com o “imposto da pobreza”

Organizações Artigo revista
Woody Lewenstein, Ethan Kay
Em 2006, uma empresa chamada Solae começou a vender proteína de soja em pó em favelas de Mumbai. Subsidiária da DuPont, a Solae viu ali a oportunidade de se estabelecer no mercado consumidor da Índia e, ao mesmo tempo, ajudar no combate à desnutrição — […]