Junho 2012

Como o líder essencial transforma a organização?

Liderança
Daniel Augusto Motta

Saiba quais os elos que sustentam as organizações e quais são seus impactos sobre as competências essenciais da liderança. 

 

Liderança, estratégia e gestão são indissociáveis e, entretanto, são muitas vezes tratadas de forma isolada na literatura acadêmica, na modelagem consultiva e no currículo de cursos de MBA.

Alison Beard entrevista o almirante Mike Mullen

De corpo e alma
Alison Beard

O almirante Mike Mullen não achava que faria carreira na marinha americana — não depois de ter batido a primeira embarcação que comandava em um balizador. Mas a persistência e o estilo de liderar focado no indivíduo garantiram sua ascensão na hierarquia. Mullen foi chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos sob dois presidentes— trabalho que, segundo ele, foi o mais difícil da vida. O almirante passou para a reserva no ano passado. Entrevista a Alison Beard

 

 

Olhando para o futuro

Inovação
Lea De Luca

Com a recém-criada Universidade Corporativa, o Bradesco substitui o caráter  “aqui e agora” dos treinamentos pelo desenvolvimento de competências para alavancar resultados e reter talentos

 

Olhando para o futuro

Uma revolução invisível

Inovação
Marisa Eboli

Cresce a adesão a projetos de treinamento para desenvolver nas pessoas competências críticas ao negócio e também acelerar grandes mudanças nas organizações. 

 

Especial Rio: Inspiração para 2050

Estratégia
HBR

Para promover o engajamento do setor produtivo nas discussões sobre desenvolvimento sustentável, ou economia verde — tema central do evento Rio+20, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) neste mês, 20 anos depois da Eco-92, e de novo no Rio de Janeiro —, a Braskem acredita que o melhor caminho é liderar pelo exemplo. Para o diretor de sustentabilidade da companhia, Jorge Soto, o segredo está em analisar o próprio negócio e definir como ampliar sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.

Desenvolvimento de lideranças na era do algoritmo

Liderança
Marcus Buckingham

Entre na sua página no Facebook e cheque uma coluna mais à direita. Você vai ver que os anúncios ali parecem dirigidos especialmente a você. No meu caso, também: na minha página há um anúncio que me leva a um site com informações sobre uma turma de colégio que se formou em 1983. E por que 1983? Porque foi quando me formei. E como o Facebook sabe? Porque eu contei. Abaixo do anúncio há outro, do restaurante do chef Gordon Ramsay em Los Angeles. Por quê?

Liderança é diálogo

Liderança
Michael Slind, Boris Groysberg

Como aumentar o envolvimento e o alinhamento do pessoal na organização moderna, mais horizontal e interligada.

 

Segurança é assunto sério, diz presidente da Anglo American

Experiência
Cynthia Carroll

Quando assumi a presidência da Anglo American, em 2007, encontrei muitos desafios. Havia décadas a empresa era formada de divisões independentes — e como tal fora organizada e administrada. A meu ver, precisava de uma visão clara, de valores norteadores, de uma grande estratégia, de metas empresariais comuns e, acima de tudo, de um ambiente de trabalho seguro para todo funcionário. Na minha experiência, um resultado forte na segurança se traduz em um resultado forte nos negócios.