Junho 2011

Entrevista com Ferran Adrià

De corpo e alma
Alison Beard, Sara Silver
 
Ferran Adrià passou três décadas reinventando a alta gastronomia – trabalhando no restaurante El Bulli (em Roses, na Espanha) e no “laboratório” em Barcelona, onde s

Onde está o poder em sua organização?

Governança
AIMM Consulting, Dados e análise Michael Segalla, Representação visual Nicholas Felton

Num mundo perfeito, a autoridade e o comprometimento de um gestor com a empresa seriam um reflexo de sua posição na hierarquia organizacional, subindo à medida que o indivíduo fosse galgando degraus. Mas, ao tabular as respostas de mais de 3 mil gestores a uma bateria de questões sobre seu senso de responsabilidade e seu verdadeiro grau de autoridade, vimos um mundo repleto de gente pouco comprometida e incrivelmente desprovida de poder. Pior, identificamos núcleos inesperados de poder — e perigosos vácuos. Qual a situação em sua empresa?

Quando não dar ouvidos à crítica

Gestão pessoal
Duncan Simeste
Seis anos atrás, dois sócios e eu abrimos um pequeno negócio de comida pronta para consumir. A ideia da loja foi deles — e era boa: ninguém na redondeza trabalhava com comida pronta de alta qualidade. O negócio (cujo nome não citarei porque meus sócios preferem permanecer no anonimato) vai bem. Muitos clientes adoram nossa comida.

Antes de tomar aquela grande decisão…

Estratégia
Dan Lovallo, Daniel Kahneman, Olivier Sibony
Vieses perigosos podem se insinuar em toda escolha estratégica. Veja como expô-los — antes que o atrapalhem.
 
Graças a uma popular leva de novos livros, muitos executivos hoje sabem como um viés pode distorcer o raciocínio na empresa.

Catalisadores da inovação

Inovação
Roger L. Martin
É na linha de frente da empresa que surgem as ideias mais criativas. O segredo é saber incentivá-las.
 
Um dia em 2007, a meio caminho de uma apresentação em PowerPoint de cinco horas, Scott Cook percebeu que não era outro Steve Jobs. A princípio, foi uma dura decepção.