Julho 2014

Gerenciando a mudança, um dia de cada vez

Inovação Artigo revista
Keith Ferrazzi
Há  alguns anos, em um evento externo de um cliente, fiz uma palestra sobre como as empresas podem promover uma mudança cultural profunda — o foco do trabalho de consultoria da minha empresa. No final, um homem se aproximou de mansinho e perguntou: “Você é […]

A ascensão do executivo de tecnologia de marketing

Marketing Artigo revista
Scott Brinker, Laura McLellan
O marketing está se tornado rapidamente uma das atividades de negócios mais dependentes da tecnologia. Em 2012, a empresa de pesquisa e consultoria Gatner previu que em 2017, o diretor-executivo de marketing de uma empresa poderá passar mais tempo trabalhando em tecnologia que o diretor-executivo […]

Desvende os mistérios do relacionamento com o cliente

Cliente Artigo revista
Susan Fournier, John Wittenbraker, Jill Avery
Clientes sempre se relacionaram com as marcas, mas ferramentas sofisticadas de análise de dados estão permitindo, finalmente, que as organizações personalizem e administrem esses relacionamentos. Com essa nova ferramenta surge um novo desafio: as pessoas agora esperam que as empresas entendam que tipo de relacionamento […]

Seu patrocínio também precisa de estratégia

Estratégia Artigo revista
Rômulo Pinheiro
O patrocínio tem se consolidado como uma ferramenta indispensável na estratégia de comunicação das empresas, usado de forma complementar às ações em mídia tradicional. Neste período de Copa do Mundo, e com as Olimpíadas logo ali, certamente as decisões de patrocínio já foram tomadas pelos […]

Sustentabilidade no conselho

Empresa Artigo revista
Lynn S. Paine
Uma integrante do conselho de administração estava conversando com o CEO de uma empresa de vestuário esportivo pouco antes da reunião anual de acionistas quando os dois viram um grupo de manifestantes no fundo do corredor. O grupo era conhecido por protestar contra as condições […]

Marketing orientado por decisão

Marketing Artigo revista
Eduardo Giménez, Aditya Joshi
Profissionais de marketing sempre tiveram de construir marca, criar demanda, promover vendas e ajudar empresas a fidelizar o cliente.  Mas, no ambiente turbulento atual, eles precisam desempenhar novos papéis críticos: ser estrategistas, alocar recursos escassos para apoiar prioridades da empresa e aumentar o retorno sobre […]

A mais moderna máquina de marketing

Marketing Artigo revista
Marc de Swaan Arons, Keith Weed, Frank van den Driest
Na última década, tantas foram as mudanças promovidas pelos profissionais de marketing para engajar clientes que praticamente não se reconhece mais o marketing. Considerando a tecnologia de informação como uma provável exceção, não podemos imaginar outra área que tenha evoluído tão rapidamente.   Ferramentas e […]

Executivos rejeitam ideias que os clientes desejam

Defenda seu estudo Artigo revista
Jennifer Mueller
A pesquisa: Jennifer Mueller, da Universidade de San Diego; Jeff Loewenstein, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign; e Jennifer Deal, do Centro de Liderança Criativa, estudaram uma empresa que estava trabalhando numa dezena de ideias de novos produtos. Os pesquisadores pediram a executivos de nível […]

“Eu voltei porque a empresa precisava de mim”

Experiência Artigo revista
Yang Yuanqing
Alguns CEOs parecem filósofos, outros parecem apenas adorar vender coisas. Yang Yuanqing, o líder de 49 anos da gigante chinesa de computação Lenovo, está no segundo grupo. E é um dos melhores nisso. Yang, que estudou ciência da computação na China, assumiu as rédeas em […]

Quatro caminhos para a inovação do modelo de negócios

Inovação Artigo revista
Karan Girotra
A inovação do modelo de negócios é uma coisa maravilhosa. Em sua forma mais simples, não exige novas tecnologias nem a criação de mercados totalmente novos: trata-se de entregar produtos existentes que sejam produzidos por tecnologias existentes para mercados existentes. E como isso muitas vezes […]

Como a usina irmã de Fukushima sobreviveu

Globo Artigo revista
Ranjay Gulati, Charlotte Krontiris, Charles Casto
Quando ouvimos falar em “desastre de Fukushima”, imediatamente nos vem à mente Fukushima Daiichi, a usina nuclear destruída devido ao derretimento de três núcleos e três explosões no prédio do reator após o terremoto e tsunami de março de 2011 no Japão. Sem energia elétrica […]

Chegue na frente apostando errado

Estratégia Artigo revista
J.P. Eggers
  Empresas que apostam pesadamente em pesquisa e desenvolvimento ficam muitas vezes divididas entre tecnologias emergentes, imaginando qual triunfará no mercado e, portanto, deve ser escolhida para desenvolvimento. (O exemplo clássico são os gravadores de fitas de vídeo VHS x Betamax.) A sabedoria convencional sugere […]

Alison Beard entrevista Pelé

De corpo e alma Artigo revista
Alison Beard
Pelé era um astro do futebol aos 16 anos e tornou-se uma lenda do esporte ao longo das quatro Copas do Mundo seguintes, marcando 12 gols nos mundiais e levando o Brasil a três conquistas. Hoje com 73 anos, ele diz que ainda tem três […]

A história dos primeiros gráficos, em três gráficos

Tecnologia Artigo revista
HBR
Era uma vez um tempo em que não havia gráficos de linhas nem de barras. Então, em 1786, o engenheiro e economista escocês William Playfair publicou 44 deles. The Commercial and Political Atlas, um extenso exame do comércio e da dívida britânicos de 1700 a […]