Julho 2013

6 maneiras de afundar uma iniciativa de crescimento

Estratégia
J. Bruce Harreld, Donald L. Laurie

O presidente está diante de um dilema: A receita e o lucro de operações atuais da empresa vêm subindo de forma lenta. Cada setor desses já cortou custos até onde se atreveu. Por serem mercados maduros, o presidente sabe que a empresa precisa crescer para que a ação se valorize, mas sair fazendo aquisições custa caro e é arriscado. O que faz, portanto, é lançar uma série de iniciativas em áreas de alto potencial de crescimento e colocar gerentes jovens, promissores, para tocá-las.

O astro ingovernável

Equipes
Abhishek Goel

— Você viu o relatório da filial na Índia?

— Acabei de abrir — disse Caroline do outro lado da linha.

Entre para a elite global

Experiência
Ángel Cabrera, Gregory Unruh

O leitor já deve ter lido sobre essa turma. Com certeza a admira e talvez até conheça um ou outro representante do grupo. É bem provável que o trabalho que fazem já tenha revertido em algum benefício para sua pessoa. Estamos falando da crescente elite de executivos globais que vêm ajudando a definir o comércio internacional nos dias atuais. Esse pessoal está criando um imenso valor para as respectivas empresas e para si próprios — e, em muitos casos, tornando o mundo um lugar melhor.

Lições de liderança do resgate dos mineiros no Chile

Globo
Herman B. Leonard, Faaiza Rashid, Amy C. Edmondson

No começo da tarde de 5 de agosto de 2010, o súbito desmoronamento de mais de 700 mil toneladas de rocha bloqueou a passagem central dos túneis da mina de cobre e ouro San José, no deserto do Atacama, no norte do Chile. Aturdidos, os trabalhadores perto da entrada conseguiram escapar. Já 33 homens que se encontravam no fundo da mina, sob uma das rochas mais duras do planeta, ficaram encurralados.

Usos (e abusos) da influência

Gestão pessoal
Sarah Cliffe

Robert Cialdini, considerado o principal cientista social no campo da influência, foi originalmente atraído para o tema ao constatar a facilidade com que as pessoas ultrapassavam os limites da ética e descambavam para a manipulação ou até o abuso. Seu livro de 2001, Influence, descreveu seis princípios da persuasão e foi eloquente quanto aos perigos de técnicas de persuasão nas mãos erradas.

Como especialistas adquirem influência

Gestão pessoal
Yuval Millo, Matthew Hall, Anette Mikes

Em 2006, os diretores de gestão de risco de duas instituições financeiras britânicas — que aqui chamaremos de Saxon Bank e Anglo Bank — estavam em situação parecida. Os dois eram diretamente subordinados ao presidente da instituição e tinham, em tese, a mesma influência na respectiva organização.

Segredos de redes de grandes agentes de mudança

Inovação
Tiziana Casciaro, Julie Battilana

Mudar é difícil, sobretudo numa grande organização. Uma leva de estudos já mostrou que o trabalhador tende, instintivamente, a se opor a iniciativas de mudança, que costumam abalar estruturas de poder estabelecidas e mexer no modo de fazer as coisas. Mas certos líderes conseguem, sim, promover transformações no local de trabalho (e, não raro, espetaculares). Qual a explicação para exercerem esse tipo de influência quando a grande maioria é incapaz?

Conecte-se, depois lidere

Liderança
Matthew Kohut, John Neffinger, Amy J.C. Cuddy

É melhor ser amado ou ser temido?

Ao ponderar este eterno dilema 500 anos atrás,
Nicolau Maquiavel tentou sair pela tangente: “Creio que seriam desejáveis ambas as coisas”, reconheceu, só para emendar: “Mas como é difícil reuni-las, é mais seguro ser temido do que amado”.

Como criar cidades sustentáveis

Inovação
John D. Macomber

Em 2050, mais de 6 bilhões de pessoas estarão vivendo em cidades — quase o dobro dos 3,6 bilhões que viviam em 2011. O problema é que centros urbanos do mundo todo já convivem com a superlotação e, sobretudo em países em desenvolvimento, com a escassez de água potável, energia elétrica e outros recursos essenciais para comportar a população cada vez maior e sustentar frágeis economias.

Ache a saída

Coluna
Beth Comstock

Grandes empresas devem ficar de olho em startups, e não só por causa de inovações revolucionárias que esses novos empreendimentos soltam. Também há lições a tirar do modo como operam. Na GE, por exemplo, nossas iniciativas de desenvolvimento de produtos receberam uma bela injeção de energia graças aos métodos da “lean startup” do empreendedor “serial Eric Ries.

Use dinheiro do cliente para bancar sua startup

Estratégia
John W. Mullins

O Airbnb é uma das startups mais fes-tejadas da última década. A história de como surgiu é bem conhecida: em 2007, dois estudantes de design em San Francisco, nos Estados Unidos, tiraram um punhado de colchões infláveis do armário e alugaram parte do apartamento que dividiam para participantes de um congresso que não tinham conseguido reserva em hotéis. Faturaram US$ 1 mil. Um ano depois, viraram notícia no país todo ao ajudar a encontrar hospedagem para militantes do Partido Democrata durante a convenção nacional em Denver.