Julho 2012

Alison Beard entrevista Bela Karolyi

Experiência Artigo Revista
Alison Beard
Bela Karolyi já ajudou nove ginastas a conquistar o ouro olímpico — na base de puxões de orelha e de afagos. Depois de vencer com a equipe romena nos jogos de 1976 e 1980, o técnico pediu asilo aos Estados Unidos. Como não falava inglês e o dinheiro era curto, foi limpar restaurantes até se restabelecer como preparador de atletas para competições internacionais. Com a mulher, Martha, Karolyi hoje dirige o centro oficial de treinamento da seleção dos Estados Unidos. Entrevista a Alison Beard

Seis decisões que sua equipe de TI não deve tomar

Estratégia Artigo Revista
Jeanne W. Ross
Altos executivos não raro sentem desconforto ao tomar decisões sobre a tecnologia da informação. Mas fugir à responsabilidade é deixar a empresa vulnerável ao desperdício de investimentos e à perda de oportunidades. 

Oportunidade de crescimento mora ao lado

Globo Artigo Revista
Geoffrey Jones
Brasileira Natura descobre a graça de mercados vizinhos Que significado terá a prolongada estagnação dos Estados Unidos e de economias desenvolvidas da Europa para empresas de mercados emergentes que sonham em ser multinacionais?

Como conquistar o mundo

Tecnologia Artigo Revista
Lea De Luca
Mesclando conhecimento técnico com talento para gestão de pessoas, o presidente da Totvs, Laércio Cosentino, transformou a empresa em que iniciou sua carreira como estagiário, no final da década de 70, na maior companhia de desenvolvimento e comercialização de software de gestão empresarial (ERP) e prestação de serviços em países emergentes — e a sexta maior do mundo.

Reinventar-se é fundamental, diz sócio da AeC

Experiência Artigo Revista
Cássio Azevedo
A grande dificuldade de todo sócio-empreendedor é perenizar uma empresa de tecnologia, pois é preciso se reinventar a cada período, é preciso ter a flexibilidade de recriar. Veja os casos das multinacionais Olivetti, Kodak e HP — empresas que inovaram, dominaram determinados nichos e acabaram desaparecendo, sucumbindo. 

Pense em start-ups como um chute a gol

Inovação Artigo Revista
Robert E. Litan
Com o nervosismo quanto a perspectivas sobre o crescimento econômico lá nas alturas, dois e-books recém- lançados mostram qual o centro do debate hoje: saber se os Estados Unidos podem, por pura força da criatividade, seguir produzindo ganhos de produtividade que resultem em renda maior. Tyler Cowen, da George Mason University, é pessimista. A seu ver, há no momento uma “grande estagnação”.

Festeje a inovação, não importa de onde venha

Inovação Artigo Revista
Nitin Nohria
E se os Estados Unidos perdessem sua incomparável vantagem na invenção? A capacidade de inovar do país há muito é fundamental para sua vantagem competitiva. Mas o ritmo de atividade inovadora cresce a passos largos em outros países e há quem tema que é justamente esta a maior ameaça à liderança econômica americana.

Para que serve um acionista?

Governança Artigo Revista
Justin Fox, Jay W. Lorsch
Para que serve um acionista? Investidor devia aportar capital, informação e disciplina. Não raro, fica devendo nos três quesitos. O […]