Julho 2011

Preservar aura de luxo ou ampliar a marca?

Cultura organizacional Artigo revista
HBR
Fictício, o Caso HBR traz dilemas vividos por líderes na vida real e soluções de especialistas. O caso deste mês é baseado no Case Study da HBS “Marketing Château Margaux” (507-033), de John Deighton, Vincent Dessain, Leyland Pitt, Daniela Beyersdorfer e Anders Sjoman.   Dono […]

A era da hiperespecialização

Produtividade Artigo revista
Robert J. Laubacher, Tammy Johns, Thomas W. Malone
O trabalho do futuro será atomizado. Uma única ocupação de hoje passará a ser dividida entre vários trabalhadores. Veja o que isso significa para a empresa e para você.   Grande parte da prosperidade da qual o mundo hoje goza vem dos ganhos de produtividade […]

Entrevista com Desmond Tutu

De corpo e alma Artigo revista
Daniel McGinn
Desmond Tutu volta e meia é comparado a Gandhi e a Martin Luther King — por ser outra figura simbólica da luta pelos direitos civis. Mas, aos 79 anos, o arcebispo emérito da África do Sul objeta: brincando, diz que ganhou o Nobel da paz […]

Uma rede de contatos mais inteligente

Gestão pessoal Artigo revista
Rob Cross, Robert Thomas
Segredo do sucesso é buscar o contato com gente seleta e aproveitar ao máximo o que cada um pode oferecer.     Um dos executivos mais felizes e bem-sucedidos que conhecemos é uma mulher chamada Deb. Funcionária de uma grande empresa de tecnologia, Deb dirige […]

A nova psicologia da liderança estratégica

Liderança Artigo revista
Giovanni Gavetti
Ciência cognitiva lança uma nova luz sobre o que é preciso para ser inovador.     Michael Porter abriu o clássico artigo das “cinco forças” com a seguinte afirmação:   “A função do estrategista é, essencialmente, entender e enfrentar a concorrência. É comum, no entanto, […]

Bancos, ubiquidade e cloud computing

Gestão geral Artigo revista
Gustavo Roxo
Pioneiras no uso intensivo da tecnologia no Brasil, instituições financeiras enfrentam o desafio de repensar a forma como interagem com seus clientes, seguindo as boas práticas de empresas nativas da internet.     Ao escolher um banco para ser cliente, o consumidor busca solidez e […]

Como erguer uma empresa colaborativa

Cultura organizacional Artigo revista
Charles Heckscher, Laurence Prusak, Paul Adler
Quatro segredos para criar uma cultura de confiança e trabalho em equipe.     UM ENGENHEIRO DE SOFTWARE que chamaremos de James lembra vividamente o primeiro dia na Computer Sciences Corporation (CSC). A primeira mensagem que recebeu: “Ai vão suas Instruções” (sim, com “i” maiúsculo). […]

Qual sua estratégia para mídias sociais?

Mídias socias Artigo revista
Bruce D. Weinberg, H. James Wilson, PJ Guinan
Estudo revela que empresas estão adotando quatro abordagens para criar vínculos usando a tecnologia.   Um executivo de um banco global há pouco nos descreveu um dilema dos dias modernos. Um cliente que normalmente se qualificaria para a categoria de serviços mais baixa da instituição […]

Você é um líder colaborativo?

Liderança Artigo revista
Herminia Ibarra, Morten T. Hansen
Como um grande presidente mantém a equipe conectada.     AO OBSERVAR o pessoal usar uma nova tecnologia social, o presidente da Salesforce.com, Marc Benioff, teve uma epifania. Sua empresa criara o Chatter, um aplicativo empresarial inspirado no Facebook que permite ao usuário acompanhar colegas […]

O gene altruísta

Gestão pessoal Artigo revista
Yochai Benkler
Somos mais cooperativos e menos egoístas do que a maioria acha. A organização deveria ajudar todos a dar vazão a esse sentimento de colaboração.     No LIVRO O Gene Egoísta, de 1976, o evolucionista Richard Dawkins escreveu: “Se, como eu, o leitor desejar erguer […]

Quem mexeu na minha baia?

Gestão pessoal Artigo revista
Anne-Laure Fayard
Como criar um local de trabalho que realmente promova a colaboração.     Houve um tempo em que a interação casual entre trabalhadores era desencorajada, proibida até. Para muitos chefes, o bate-papo no cafezinho era só uma ruidosa distração. Hoje sabemos que encontros e conversas […]

Ambiente 4W

Tecnologia Artigo revista
Alvaro Mello
Uma metodologia para implantar o trabalho remoto na empresa e medir o impacto no seu desenvolvimento competitivo.  A centralização dos locais de trabalho, fenômeno que nasceu há quase 200 anos com a Revolução Industrial, até hoje prevalece nas relações empresa-funcionário, mesmo em negócios que nada […]

Do mundo rural ao universo virtual

Edição Brasil Artigo revista
Geraldo Magella
Como a Monsanto usa as mídias sociais para divulgar informações sobre biotecnologia e se relacionar com os seus stakeholders.   Para uma empresa como a Monsanto, dedicada à agricultura, as mídias virtuais representam novas oportunidades de acesso a uma parcela significativa de seus stakeholders. O […]