Julho 2011

Preservar aura de luxo ou ampliar a marca?

Cultura organizacional
HBR

Fictício, o Caso HBR traz dilemas vividos por líderes na vida real e soluções de especialistas. O caso deste mês é baseado no Case Study da HBS “Marketing Château Margaux” (507-033), de John Deighton, Vincent Dessain, Leyland Pitt, Daniela Beyersdorfer e Anders Sjoman.

A era da hiperespecialização

Produtividade
Robert J. Laubacher, Tammy Johns, Thomas W. Malone

O trabalho do futuro será atomizado. Uma única ocupação de hoje passará a ser dividida entre vários trabalhadores. Veja o que isso significa para a empresa e para você.

Entrevista com Desmond Tutu

De corpo e alma
Daniel McGinn
Desmond Tutu volta e meia é comparado a Gandhi e a Martin Luther King — por ser outra figura simbólica da luta pelos direitos civis. Mas, aos 79 anos, o arcebispo emérito da África do Sul objeta: brincando, diz que ganhou o Nobel da paz em 1984 porque o comitê buscava um personagem antiapartheid com um sobrenome fácil de pronunciar. “O que sou é um bom capitão”, disse Tutu meses atrás no Skoll World Forum, em Oxford.

Bancos, ubiquidade e cloud computing

Gestão geral
Gustavo Roxo
Pioneiras no uso intensivo da tecnologia no Brasil, instituições financeiras enfrentam o desafio de repensar a forma como interagem com seus clientes, seguindo as boas práticas de empresas nativas da internet.

Qual sua estratégia para mídias sociais?

Mídias socias
Bruce D. Weinberg, H. James Wilson, PJ Guinan
Estudo revela que empresas estão adotando quatro abordagens para criar vínculos usando a tecnologia.
 
Um executivo de um banco global há pouco nos descreveu um dilema dos dias modernos. Um cliente que normalmente se qualificaria para a categoria de serviços mais baixa da instituição tinha a impressionante marca de 100 mil seguidores no Twitter.

O gene altruísta

Gestão pessoal
Yochai Benkler
Somos mais cooperativos e menos egoístas do que a maioria acha. A organização deveria ajudar todos a dar vazão a esse sentimento de colaboração.

Ambiente 4W

Tecnologia
Alvaro Mello

Uma metodologia para implantar o trabalho remoto na empresa e medir o impacto no seu desenvolvimento competitivo.  A centralização dos […]