Janeiro 2017

Um novo formato para uma nova era

Artigos Artigo revista
HBR
A partir deste ano, a Harvard Business Review Brasil terá dez edições impressas, com novo fomato e design, e duas edições exclusivamente digitais (janeiro e julho). As mudanças buscam criar valor ainda mais atraente para nossos leitores, integrando a revista a um rico ecossistema de produtos, experiências e eventos. O […]

Vença o vício do crescimento

Estratégia Artigo revista
Marshal Fisher, Vishal Gaur, Herb Kleinberger
Em qualquer setor, o crescimento das receitas das empresas, eventualmente, diminui. Varejistas não são exceção. Consumo instável, concorrência intensa, mudanças no mercado e a rápida invasão do varejo online combinam-se para pressionar as receitas. O cemitério do varejo está cheio de redes como a Circuit […]

Permita que seus funcionários sejam rebeldes

Liderança Artigo revista
Francesca Gino
Se você quer funcionários comprometidos, permita que eles quebrem regras e sejam autênticos. Saiba como. Durante toda a nossa carreira nos ensinaram a agir em conformidade — com o status quo, com as opiniões e comportamentos dos outros e com a informação na qual se […]

O traço mais importante do talento rebelde: a curiosidade

Criatividade Artigo revista
HBR
Pense em qualquer inovação que mudou a forma como um processo-chave de sua organização se desenrolou, ou em como um produto foi produzido. Eu aposto que a força motora por trás da inovação foi a curiosidade. A curiosidade — o impulso de buscar novas ideias […]

A neurociência da confiança

Psicologia Artigo revista
Paul J. Zak
Preocupadas com o baixo engajamento — e a consequente perda de valor —, as empresas estão quebrando a cabeça para capacitar e desafiar seus funcionários. Uma meta-análise da Gallup, com décadas de dados, mostra que o alto engajamento — definido como forte conexão com o […]

A empresa que liberou sua força de trabalho

Cultura organizacional Artigo revista
HBR
A tendência humana de moldar-se ao contexto pela imitação começa muito cedo: minutos depois do nascimento, os bebês já imitam as expressões faciais dos pais. Mas a conformidade inata pode ser onerosa para as organizações. Ela corrói a capacidade dos funcionários — incluindo os líderes […]

Os empreendedores são realmente maconheiros rebeldes?

Empreendedorismo Artigo revista
Walter Frick
O estudo: Ross Levine, da Haas School of Business da University of California at Berkeley, e Yona Rubinstein, do departamento de gestão da London School of Economics, estudaram as características associadas a empreendedores de sucesso. Para isso usaram dados longitudinais que incluíam respostas dos indivíduos […]

Você é um rebelde ou um líder?

Gestão pessoal Artigo revista
Nilofer Merchant
Todos foram muito gentis. O CEO assentiu, os VPs concordaram, os diretores foram polidos em suas avaliações. Todo o conteúdo estava “bom”, os prazos eram “razoáveis” e os orçamentos, “adequados”. O objetivo da reunião era rever o roteiro do novo produto da empresa. Mas tudo nela […]

Os segredos dos superchefes

Gestão pessoal Artigo revista
Sydney Finkelstein
O que Ralph Lauren, Larry Ellison, Julian Robertson, Jay Chiat, Bill Walsh, George Lucas, Bob Noyce, Lorne Michaels e Mary Kay Ash têm em comum? Certamente são conhecidos por serem talentosos e bem-sucedidos — e mesmo lendários — em suas respectivas áreas de atuação. Todos […]

Marcas de luxo em baixa

Marketing Artigo revista
HBR
Como empresas podem se beneficiar com o consumo discreto Há quase uma década, especialistas em marketing estão debatendo o aumento do consumo discreto: a elite está preferindo compras mais simples a adquirir produtos de marcas luxuosas. Giana Eckhardt, professora de marketing na Royal Holloway, University […]

Marc Newson

Parcerias Artigo revista
HBR
HBR: Como você aprendeu a navegar no mundo dos grandes negócios? Newson: Com muito esforço. Ironicamente, no entanto, esses clientes podem ser os menos gratificantes intelectualmente, porque você não está trabalhando com um indivíduo, está trabalhando com uma corporação. As melhores situações são aquelas em […]