Janeiro 2015

A arte de dar e receber conselhos

Gestão pessoal Artigo revista
Joshua D. Margolis, David A. Garvin
PEDIR E DAR conselhos é fundamental para liderar e tomar decisões com eficiência. Mesmo assim, os gestores raramente veem isso como uma habilidade prática que podem aprender e melhorar. O recebimento de orientação é muitas vezes visto como o consumo passivo de sabedoria. E geralmente […]

Caso: Você venderia esse produto?

Experiência Artigo revista
Gregory Fairchild
Quando corria pela manhã no Golden Gate Park, Olivia Torres geralmente tentava não pensar em trabalho, mas hoje não pode evitar. Como pelo marketing e desenvolvimento de novos produtos da editora Chartoff Publishing, ela tinha proposto uma linha de livros eletrônicos — a série El […]

Por que as identidades sociais dos clientes são tão importantes

Marketing Artigo revista
Hugh N. Wilson, Guy Champniss, Emma K. Macdonald
Vamos começar pela experiência da fábrica de eletrodomésticos Electrolux. Com base no feedback dos clientes, a empresa pensou em oferecer lavadoras de roupa gratuitas e usar tecnologia inteligente embutida na máquina para cobrar dos clientes a lavagem. Numa pesquisa de pré-lançamento, os consumidores aprovaram a […]

Campo de visão: o nascimento do crédito comercial moderno

Economia Artigo revista
HBR
O crédito era uma coisa relativamente simples quando os negócios estavam localizados perto de seus clientes. Afinal, os comerciantes provavelmente conheciam seus clientes pessoalmente e poderiam fazer avaliações bem informadas sobre sua capacidade de pagamento. Mas, quando os EUA se expandiram para o oeste e […]

Defenda seu estudo: ratos podem ser mais inteligentes que os humanos

Estudo de caso Artigo revista
Alison Beard
Vermaercke: Aqui é fundamental fazer a ressalva “em alguns casos”. Os ratos superaram os humanos no desempenho da segunda tarefa. Eles precisaram treinar mais com o conjunto inicial de padrões para descobrir como discriminar entre “bom” e “ruim”, mas, ao executar o segundo conjunto, aplicaram […]

Saiba como convencer o chefe

Comunicação Artigo revista
Susan J. Ashford, James Detert
Um gerente do setor de engenharia de uma empresa de energia — vamos chamá-lo de John Healy — queria convencer seu chefe a adotar uma tecnologia de purificação de gás mais segura e mais barata. Poderia ter sido uma tarefa fácil se o chefe, o […]

Onde os conselhos falham

Governança Artigo revista
Mark Wiseman, Dominic Barton
Os conselhos não estão funcionando. Depois de mais de uma década da primeira onda de reformas reguladoras pós-Enron, e apesar de uma infinidade de normas de vigilantes independentes como a Rede de Governança Corporativa Internacional, muitos conselhos não estão desempenhando sua missão central: exercer forte […]

O paradoxo da autenticidade

Liderança Artigo revista
Herminia Ibarra
 A AUTENTICIDADE se tornou o padrão-ouro da liderança. Mas uma compreensão simplista sobre o que ela significa pode prejudicar seu crescimento e limitar seu impacto. Veja o caso de Cynthia, diretora de uma organização de assistência médica. Sua promoção para esse cargo aumentou em dez […]