Janeiro 2011

Wynton Marsalis fala sobre jazz e liderança

De corpo e alma Artigo revista
Katherine Bell
Wynton Marsalis cresceu numa família de músicos de jazz de New Orleans. Com seis anos, ganhou o primeiro trompete — presente de aniversário do bandleader Al Hirt. Aos 14, estreou com a Filarmônica da Louisiana; aos 17, foi morar em Nova York, onde frequentou a […]

Investimento no mundo pós-recessão

Globo Artigo revista
Sage Newman, Ross D. Schaap, Courtney Rickert
Onde buscar crescimento num clima de incerteza   Para empresas, oportunidades de crescimento em 2011 parecem estar por toda parte e, ao mesmo tempo, em lugar nenhum. Embora oficialmente encerrada, a recessão ainda assombra boa parte do mundo. Iniciativas de governos e tendências econômicas contraditórias […]

Como tirar o máximo da estratégia da empresa

Inovação Artigo revista
Joan E. Ricart, Ramon Casadesus-Masanell
A arte de traduzir aspirações da alta diretoria em ações concretas na linha de frente.   Décadas depois de Peter Drucker ter exortado executivos a administrar por objetivos, a em­presa substituiu sua famosa “carta à gerência” por processos cada vez mais elaborados e demorados para […]

O papel do presidente na reinvenção do modelo de negócios

Inovação Artigo revista
Chris Trimble, Vijay Govindarajan
Um presidente que pensa à frente deve fazer três coisas: administrar o presente, esquecer seletivamente o passado e criar o futuro. Peguemos alguns dos grandes casos de inovação da última década: Google, Netflix e Skype. Agora, a pergunta: por que o Google não foi criado […]

Como criar um modelo de negócios vitorioso

Inovação Artigo revista
Joan E. Ricart, Ramon Casadesus-Masanell
Modelo de negócios de empresas inteligentes gera ciclos que, com o tempo, fazem a empresa operar de modo mais eficiente.   A estratégia foi o principal pilar da competitividade nas últimas três décadas. Já no futuro, a busca de vantagem competitiva sustentável pode muito bem […]

Quando seu modelo de negócios está em crise

Inovação Artigo revista
Rita Gunther McGrath
Professora da Columbia Business School, nos EUA, Rita Gunther McGrath estuda a estratégia em ambientes voláteis, de alta incerteza. McGrath falou há pouco com Sarah Cliffe, editora-executiva da HBR, sobre como reconhecer a aproximação de uma crise — e usar a oportunidade para adiantar-se a […]

Novos modelos de negócios em mercados emergentes

Inovação Artigo revista
Hari Nair, Mark W. Johnson, Matthew J. Eyring
Mirar o meio da pirâmide pode ser lucrativo — mas, para emplacar, a empresa terá de rever seu modelo.   No momento, há mais de 20 mil multinacionais operando em economias emergentes. Segundo a revista Economist, a expectativa de múltis de países ricos é que […]

Reinvente a empresa antes que seja tarde

Inovação Artigo revista
Paul Nunes, Tim Breene
Fique de olho nas curvas “S”   Cedo ou tarde, toda empresa, mesmo a mais bem-sucedida, fica sem espaço para crescer. Diante dessa triste realidade, é obrigada a se reinventar periodicamente. A capacidade de conseguir a difícil proeza — saltar do estágio de maturidade de […]

"Multitasker" pode ser o sonho de anunciantes

Marketing Artigo revista
Dan Zigmond, Horst Stipp
Nos Estados Unidos, o pessoal de estratégia de mídia anda tão ocupado chorando a morte do comercial de TV que não consegue enxergar uma nova oportunidade: as pessoas estão misturando TV e internet de um jeito que pode ser muito bom para o anunciante.   […]

Criação de valor compartilhado

Cultura organizacional Artigo revista
Michael E. Porter, Mark R. Kramer
O sistema capitalista está sitiado. Nos últimos anos, a atividade empresarial foi cada vez mais vista como uma das principais causas de problemas sociais, ambientais e econômicos. É generalizada a percepção de que a empresa prospera à custa da comunidade que a cerca.   Para […]