Janeiro 2010

Novas ideias, pesquisa em progresso

Inovação Artigo revista
Vários
PRIMEIRO Tecnologia limpa chegará a tempo de salvar o planeta? Alex Rau, Rob Toker e Joanne Howard A esperança de que a atividade empreendedora ajude a reverter o aquecimento global ignora algo crucial: inovação exige tempo, muito tempo. Empreendedores e investidores estão tirando o máximo […]

Um passo maior que a perna

Gestão de risco Artigo revista
Eileen Roche
Até aqui, a trajetória profissional de Dan Sestak na fabricante de alimentos NutriSelect foi impecável. Será, no entanto, que está realmente preparado para a última promoção? Dan Sestak voltou a correr os olhos pelo artigo na segunda página do caderno de economia, a dor de […]

Gestão de alianças com o balanced scorecard

Estratégia Artigo revista
Robert S. Kaplan, David P. Norton, Bjarne Rugelsjoen
Cinquenta por cento das alianças empresariais dão errado. Aumente as chances de sucesso de sua parceria com a aplicação destas técnicas. A chance de que uma aliança entre empresas dê certo é de 50% — pelo menos é o que diz um estudo recente da […]

Os 50 CEOs de melhor desempenho do mundo

Ranking Artigo revista
Urs Peyer, Morten T. Hansen, Herminia Ibarra
Uma visão de longo prazo da liderança empresarial nunca foi tão crucial. O ranking a seguir mostra de forma objetiva que presidentes produziram os melhores resultados nos últimos anos. Na lista, dois brasileiros: Benjamin Steinbruch, da CSN, e Maurício Novis Botelho, da Embraer.   Muita […]

Como se recuperar de um revés

Estratégia Artigo revista
Paul G. Stoltz, Joshua D. Margolis
Eis um método para entender — e para redirecionar — sua reação instintiva a crises. Tudo caminha bem. Até o dia em que um cliente importante liga e diz: “Vamos trocar de fornecedor, já no próximo mês. Infelizmente, sua empresa não está mais nos nossos […]

Ferramentas de estratégia para um cenário em transformação

Estratégia Artigo revista
Michael G. Jacobides
Numa era em que nada é constante, a estratégia deve ser definida por uma narrativa — tramas, subtramas e personagens — e não por mapas, gráficos e números. É hora de reinventar o modo como a empresa desenvolve a estratégia. Se perguntassem qual a característica […]

Repensando o marketing

Marketing Artigo revista
Roland T. Rust, Gaurav Bhalla, Christine Moorman
Agora que pode interagir diretamente com o cliente, a empresa precisa de uma reforma radical para colocar o cultivo de relações à frente da construção de marcas. Imagine um gerente de marca sentado em sua sala para traçar a estratégia de marketing da nova bebida […]

Acelere a transformação da empresa (sem perder o ânimo!)

Gestão geral Artigo revista
Robert H. Miles
Seis erros capazes de obstruir iniciativas de mudança na empresa Pergunte a qualquer presidente que já conduziu uma transformação na empresa o que devia ter sido feito de outra maneira e a resposta, provavelmente, será: “Devíamos — e podíamos — ter agido mais depressa”. É […]

A era do capitalismo do cliente

Cliente Artigo revista
Roger Martin
Nas últimas três décadas, a grande prioridade de executivos foi maximizar o valor ao acionista. Mas há indícios de que o investidor ganha mais quando o cliente vem em primeiro lugar. O capitalismo moderno pode ser dividido em duas grandes eras. A primeira, a do […]