Fevereiro 2018

Manual da cultura corporativa para o líder

Cultura organizacional Artigo revista
Boris Groysberg, Jeremiah Lee, Jesse Price e J. Yo-Jud Cheng
Estratégia e cultura estão entre as principais alavancas à disposição dos altos dirigentes em sua interminável busca para manter a viabilidade e a eficácia organizacionais. A estratégia oferece uma lógica formal para as metas da empresa e orienta as pessoas em torno delas. A cultura […]

Anúncios abusivos

Marketing Artigo revista
Leslie K. John, Tami Kim e Kate Barasz
A internet expandiu dramaticamente o kit de ferramentas do profissional de marketing moderno em virtude de algo simples, mas transformador: os dados digitais. Graças ao compartilhamento regular de dados pessoais online entre usuários e ao rastreamento de cookies da web a cada clique, os profissionais […]

Os novos CEOs ativistas

Liderança Artigo revista
Aaron K. Chatterji e Michael W. Toffel
Há três anos, quando começamos a estudar o ativismo dos CEOs, não imaginávamos quão significativo esse fenômeno se tornaria. Na ocasião, um pequeno mas crescente grupo de executivos assumia publicamente posições sobre questões políticas e sociais sem influência alguma nos resultados de suas empresas. Desde […]

Inteligência artificial para o mundo real

Tecnologia Artigo revista
Thomas H. Davenport e Rajeev Ronanki
Em 2013, o MD Anderson Cancer Center lançou um projeto moon shot (ou seja, ambicioso como o primeiro voo à lua): diagnosticar e recomendar planos de tratamento para certas formas de câncer usando o sistema cognitivo Watson, da IBM. Mas, em 2017, o projeto foi […]

Qual é o perfil cultural de sua organização?

Diagnóstico Artigo revista
Boris Groysberg, Jeremiah Lee, Jesse Price e J. Yo-Jud Cheng
Antes de empreender a iniciativa de moldar a cultura de sua organização, é importante explorar o ponto em que a organização se encontra hoje. A planilha e as questões a seguir podem ajudá-lo a avaliar preliminarmente a cultura e começar a discuti-la. Pense em como […]

Como moldar sua cultura?

Planejamento Artigo revista
Boris Groysberg, Jeremiah Lee, Jesse Price e J. Yo-Jud Cheng
Em primeiro lugar, você precisa identificar as metas de cultura. As melhores têm algumas características comuns: alinham-se com a direção estratégica da empresa, requerem empenho na execução e refletem as demandas do ambiente empresarial externo. A boa meta deve ser específica e atingível. Por exemplo, […]

A convergência é importante

Gestão de pessoas Artigo revista
Boris Groysberg, Jeremiah Lee, Jesse Price e J. Yo-Jud Cheng
Quando comparamos a visão dos funcionários sobre os atributos culturais mais proeminentes das organizações, surgiram dois tipos de organização: baixa convergência (os funcionários raramente estão de acordo sobre os atributos culturais mais importantes) e alta convergência (os pontos de vista dos funcionários estavam mais bem […]

Contexto, condições e cultura

Cultura organizacional Artigo revista
Boris Groysberg, Jeremiah Lee, Jesse Price e J. Yo-Jud Cheng
O contexto é importante quando é preciso avaliar a eficácia estratégica da cultura. Os líderes precisam considerar simultaneamente os estilos de cultura e as principais condições organizacionais e de mercado se quiserem que sua cultura ajude a promover o desempenho. A região e o setor […]

Os melhores líderes são grandes professores

Gestão pessoal Artigo revista
Sydney Finkelstein
KUNDAPUR VAMAN KAMATH era professor. Mas não em escola. Durante suas quatro décadas como executivo sênior e depois como CEO do ICICI Bank of India, lecionou no escritório. Seus alunos eram seus subordinados. Dando dicas sobre a comunicação entre stakeholders ou explicando a importância de […]

“Pedir desculpas” não basta

Atendimento ao cliente Artigo revista
Harvard Business Review Brasil
É a primeira regra do serviço ao cliente: quando alguma coisa dá errado, peça desculpas. Em muitos casos, as desculpas continuam ao longo de toda a interação conforme o empregado faz de tudo para transmitir empatia e preocupação. Mas uma pesquisa recente mostra que essa […]

As relações com nossos clientes estão ajudando ou prejudicando?

Estudo de caso Artigo revista
Sunanda Nayak e Jyotsna Bhatnagar
Amrita Rajesh percebia que os médicos sentados à sua frente estavam desconfortáveis. Entrevistas de desligamento costumavam ser conduzidas por um gerente júnior da equipe de RH, mas Amrita sabia que, por causa dos frequentes atritos entre os médicos do Krisna Hospital no decorrer do último […]

De corpo & alma: John Adams

De corpo e alma Artigo revista
Harvard Business Review Brasil
Entrevista por Alison Beard Terrorismo, guerra nuclear e política são apenas alguns dos tópicos que Adams, um dos mais proeminentes compositores de música clássica da atualidade, abordou em sua obra. Deslocando-se entre o estúdio (onde escreve sozinho) e o palco (onde rege grandes orquestras), em […]