Fevereiro 2017

O lado ruim da inteligência emocional

Inteligência emocional Artigo revista
Tomás Chamorro-Premuzic e Adam Yearsley
Gemma é extremamente gentil e sensível. Ela presta bastante atenção às emoções dos outros, é amável e atenciosa. Gemma também é muito otimista. Ela costuma ser animada e sempre se mantém positiva, mesmo com a possibilidade de más notícias. Seus colegas adoram trabalhar com ela […]

Como o hábito vence a novidade

Psicologia Artigo revista
Scott Berinato
Por serem criaturas de hábitos, as pessoas são cegas para a novidade. Nosso cérebro utiliza heurística e experiência para decidir o que um objeto é, deixando muitas vezes passar aspectos inesperados ou novos de uma cena. Segundo o neurocientista Moshe Bar, o cérebro está continuamente […]

Velhos hábitos são duros de morrer, mas morrem

Estratégia Artigo revista
Rita Gunther McGrath
Eu adoro a ideia de que as decisões de compra dos consumidores estão mais intimamente relacionadas a hábitos e facilidades que à fidelidade – ela encerra um insight da ciência comportamental indispensável ao estudo das decisões do consumidor. E como Lafley e Martin sugerem, ela […]

A fidelidade do cliente está superestimada

Estratégia Artigo revista
A.G. Lafley e Roger L. Martin
Melhor focar no hábito. Uma teoria sobre a vantagem cumulativa   Quase no fim do ano passado, o aplicativo de compartilhamento de fotos da Facebook, o Instagram, líder da categoria, substituiu seu ícone original – uma retrocâmera à qual mais de 400 milhões de usuários […]

Uma conversa com Scott Cook, presidente e cofundador da Intuit

Empreendedorismo Artigo revista
David Champion
HBR: Que influência os hábitos do consumidor têm no sucesso de sua empresa? Cook: Nós realmente prestávamos muita atenção na forma como as pessoas lidavam com suas finanças pessoais antes de criar nosso primeiro produto – e conseguimos que a interface do usuário imitasse essas […]

Um empurrãozinho para ajudar o atendimento ao cliente

Estratégia Artigo revista
Matthew Dixon, Lara Ponomareff, Scott Turner e Rick DeLisi
Consumidores querem resultados – e não simpatia     Pense na última vez que pegou um voo. Na hora de fazer o check-in, você usou a opção de autoatendimento (por exemplo, site da companhia aérea, aplicativo ou quiosque do aeroporto) para despachar as malas, escolher […]

A contribuição da estratégia social para a vantagem competitiva

Estratégia Artigo revista
Alexander Zimmermann, Gilbert Probst, Carolin Hermann e Paul Ferreira
Cada vez mais, executivos e empresas são desafiados a beneficiar a sociedade e a proteger o meio ambiente atuando local ou internacionalmente. No entanto, costuma ser mais fácil falar que fazer. Se antes bastava divulgar as atividades filantrópicas e criar a área de responsabilidade social, […]

Estratégias energéticas para executivos do C-level

Operações Artigo revista
Andrew Winston, George Favaloro e Tim Healy
Grandes empresas gastam de forma direta, ano após ano, bilhões de dólares em energia – e milhões de forma indireta em redes de suprimentos, outsourcing e logística. No entanto, fora dos setores de consumo energético mais intenso, para a maioria das empresas a energia é […]

O poder da pesquisa positiva

Marketing Artigo revista
HBR Staff
A maioria das empresas faz pesquisa com clientes para medir-lhes a satisfação, identificar possibilidades de melhoria ou simplesmente permitir que os descontentes desabafem. A abordagem parte de uma mentalidade pessimista e focada em problemas. “Os clientes foram condicionados a sempre procurar o que está errado”, […]

O sucesso depende dos genes

Defenda seu estudo Artigo revista
Alison Beard
Quando Daniel Belsky, professor da Faculdade de Medicina da Duke University, e seus colegas fizeram cruzamento de dados de um estudo longitudinal com 918 pessoas de Dunedin, Nova Zelândia, descobriram uma conexão entre a presença de genes específicos e a obtenção de melhores resultados socioeconômicos. A conclusão: o sucesso é […]

De corpo & alma – Jerry Seinfeld

De corpo e alma Artigo revista
Daniel McGinn
Depois de anos como comediante, Jerry Seinfeld conquistou a TV nos anos 1990 com seu sitcom homônimo. Duas décadas depois, ele está novamente atraindo elogios e telespectadores, desta vez com seu inventivo programa de entrevistas online Comedians in cars getting coffee — e ao mesmo […]