Fevereiro 2016

Dados dos consumidores: modelos de transparência e confiança

Clientes Artigo revista
Timothy Morey, Theodore “THEO” Forbath e Allison Schoop
Com a explosão de tecnologias digitais, as empresas estão captando enormes quantidades de dados sobre as atividades dos consumidores, tanto online quanto offline. Esta tendência é alimentada pelos novos produtos inteligentes – Desde monitores de fitness a sistemas de automação residencial – Que colhem e transmitem informações detalhadas. […]

Quando o cliente está estressado

Operações Artigo revista
Leonard L. Berry, Scott W. Davis e Jody Wilmet
Consumidores ansiosos precisam de atenção especial. Prestadores de assistência médica a portadores de câncer mostram como fidelizar clientes projetando serviços de “alta emoção”. Avaliações de clientes sobre qualidade e valor, decisões sobre o que e onde comprar e recomendações SÃO INFLUENCIADAS POR EMOÇÕES. MUITAS EMPRESAS, […]

Programas corporativos de bem-estar nos fazem mal

Defenda seu estudo Artigo revista
Scott Berinato
O estudo: André Spicer, professor da Cass Business School da City University London, realizou uma análise histórica e cultural de ideias sobre bem-estar nas empresas (que ele publicou em um livro recente, The wellness syndrome, com coautoria de Carl Cederström, da Stockholm University). Spicer concluiu […]

Gestão de segurança da informação: lições da Interpol

Tecnologia Artigo revista
José Helano Matos Nogueira
Há décadas as organizações públicas e privadas sofrem com a gestão na área de segurança da informação. As empresas e os países possuem suas próprias barreiras e desafios organizacionais a enfrentar e ultrapassar para terem uma gestão efetiva da segurança da informação que envolva desde […]

Você precisa de uma estratégia de inovação

Inovação Artigo revista
Gary P. Pisano
É a única maneira de tomar boas decisões e escolher as práticas mais adequadas. Apesar dos pesados investimentos para gerir tempo e dinheiro, o processo de inovação ainda é algo bem frustrante para muitas empresas. Iniciativas originais falham frequentemente. E boa parte das organizações que […]

Administrando o conhecimento essencial

Gestão do conhecimento Artigo revista
Martin Ihrig e Ian Macmillan
Como identificar, mapear e alavancar alguns ativos mais estratégicos de sua empresa. Atualmente, quando executivos se referem à “gestão do conhecimento”, a conversa invariavelmente se encaminha para o desafio do big data e ferramentas de análise. Isso é muito surpreendente: quantidades incalculáveis de informações preciosas […]

Uma unidade de negócio pode ter dois modelos de receita?

Estudo de caso Artigo revista
Marco Bertini e Nader Tavassoli
Como duas de suas unidades de negócios estavam terminando seu processo de fusão, Peter Noll, diretor da divisão de diagnósticos da Scherr Pharmaceuticals, com sede em Frankfurt, Alemanha, sentiu que estava na hora de abordar uma questão preocupante: a instituição que estava surgindo não tinha […]

CEO da Cisco fala como ficar a frente das mudanças tecnológicas 

Como eu fiz Artigo revista
John Chambers
Nosso sucesso na Cisco tem sido definido pela forma como prevemos, capturamos e lideramos as transições no mercado. Ao longo dos anos, já vi empresas emblemáticas desaparecerem — Compaq, Sun Microsystems, Wang, Digital Equipment — por não conseguirem prever para aonde o mercado estava indo. […]

A velocidade da globalização

Pesquisa Artigo revista
Nikolai L. Roussanov e Pavel G. Savor
Nosso mundo hiperconectado não está tão fortemente ligado como estava no auge da globalização em 2007 — pouco antes do choque da crise financeira. Essa é a mensagem do Índice de Conectividade Global da DHL de 2014. O índice utiliza fluxos de comercialização, capital, pessoas […]

A arte da evangelização

Gestão pessoal Artigo revista
Guy Kawasaki
Na era social, é tarefa de todos os executivos. “Evangelização” tornou-se um jargão de negócios durante o boom da internet no fim da década de 1990. Na verdade, como evangelista do segundo software da Apple, ajudei a popularizar o termo. A ideia é simples: derivada […]

De corpo & alma – Ken Burns

De corpo e alma Artigo revista
HBR
Ken Burns lança mão de um estilo próprio para produzir documentários que conduzem os espectadores à vida real de presidentes, exploradores, atletas e músicos. Um historiador amador em sua essência, há 34 anos Burns ajuda milhões de pessoas a se conectar com o passado dos […]