Fevereiro 2014

Na empresa dos que dão e dos que recebem

Marketing Artigo revista
Adam M. Grant
Todos os dias, funcionários tomam decisões sobre se devem agir como doadores ou aproveitadores. Quando agem como doadores, ajudam os outros sem esperar nada em troca. Eles podem oferecer assistência, compartilhar conhecimento ou fazer apresentações valiosas. Quando agem como aproveitadores, tentam fazer com que outra […]

Arranje tempo para o trabalho que importa

Experiência Artigo revista
Julian Birkinshaw
Mais horas no dia. É o que todo mundo quer, só que é impossível conseguir. Mas e se você pudesse liberar um tempo significativo — talvez até 20% de seu dia de trabalho — para se concentrar nas responsabilidades que realmente importam? Passamos os últimos […]

Ensinando vendas

Marketing Artigo revista
Suzanne Fogel, Richard Rocco, David Hoffmeister, Daniel P. Strunk
Profissionais de vendas qualificados são raros e tornam-se cada vez mais raros. Por que as universidades não estão se esforçando para produzir mais?    Todos nós sabemos que uma equipe de vendas de alto nível é vital para o sucesso de qualquer empreendimento. Veja, por […]

Quando o Marketing é a estratégia

Marketing Artigo revista
Niraj Dawar
Não é nenhum segredo que em muitas indústrias hoje as atividades de produção — busca de matérias-primas, fabricação e logística — viraram commodities ou estão sendo terceirizadas, enquanto as atividades pós-produção, com a meta de reduzir custos e riscos de clientes, estão emergindo como os […]

O imperativo da reinvenção

Inovação Artigo revista
Miles D. White
O fracasso não é fatal, mas a relutânciaem mudar pode ser.” Estas são as palavras de John Wooden, o lendário técnico de basquetebol da UCLA, que venceu dez campeonatos nacionais em apenas 12 temporadas por causa de sua habilidade de se adaptar constantemente — a […]

Seu cérebro em funcionamento

Marketing Artigo revista
Malia Mason, Adam Waytz
Quando fanáticos pela Apple fizeram fila para conseguir comprar o novo iPhone em 2011, o New York Times publicou um editorial intitulado “You Love Your iPhone. Literally.” (ou “Você ama seu IPhone. Literalmente”). O editorial descrevia um experimento não publicado no qual o autor escaneou […]

O cérebro — e a alma — do capitalismo

Estratégia Artigo revista
Nancy Koehn
Em 1970, o economista Milton Friedman, premiado com o Nobel de Economia, chamou a responsabilidade social corporativa de “camuflagem hipócrita”, dizendo que os empresários inclinados a ela “revelam um impulso suicida”. Como os tempos mudaram! Alguns executivos ainda compartilham da mesma visão de Friedman, mas […]

Como direcionar o valor para a sua empresa

Marketing Artigo revista
Michael G. Jacobides, John Paul MacDuffie
O advento do computador pessoal (PC) em 1981 resultou numa robusta reorganização na indústria de computadores. Em poucos anos, o valor na indústria migrou dos fabricantes que montavam e comercializavam computadores para fornecedores de dois componentes-chave: o sistema operacional da Microsoft e o microprocessador da […]

Na índia, serviços médicos de primeira classe com preços acessíveis

Globo Artigo revista
Vijay Govindarajan, Ravi Ramamurti
A Índia pode ser o último lugar na Terra onde você esperaria encontrar inovação no setor de saúde. Programas governamentais finalmente estão conseguindo controlar algumas doenças infecciosas, mas a capacidade do país para atender às necessidades médicas básicas dos seus cidadãos continua abismal. Apesar de […]

Questões de direito:separando serviços jurídicos corporativos para liberar valor

Marketing Artigo revista
Mark Gordon, Danny Ertel
Tradicionalmente, os grandes escritórios de advocacia e os departamentos jurídicos das empresas têm um relacionamento próximo — baseado tanto na confiança quanto na regulamentação. Clientes confiam nesses escritórios para conhecer os limites legais e os riscos de avaliá-los mal. O advogado tem a obrigação profissional […]

O e-mail não morreu, está evoluindo

Tecnologia Artigo revista
Barry Gill
Volta e meia você ouve hipsters da era digital alegando que o e-mail morreu. Não acredite nisso. As pessoas ainda passam metade de seu dia de trabalho lidando com ele, confiam nele e, principalmente, estão satisfeitas com ele, segundo a pesquisa que fizemos com 2,6 […]

Se você estiver em Chinatown, vai pensar de um jeito mais chinês

Experiência Artigo revista
Adam Alter
A descoberta: A breve exposição a uma cultura estrangeira — até a um símbolo dela — pode fazer você adotar ideias e comportamentos dessa cultura. A pesquisa: Adam Alter e sua parceira de pesquisa Virginia Kwan, da Arizona State University, pediram que 50 americanos descendentes […]