Fevereiro 2014

Na empresa dos que dão e dos que recebem

Marketing Artigo Revista
Adam M. Grant
Todos os dias, funcionários tomam decisões sobre se devem agir como doadores ou aproveitadores. Quando agem como doadores, ajudam os outros sem esperar nada em troca. Eles podem oferecer assistência, compartilhar conhecimento ou fazer apresentações valiosas. Quando agem como aproveitadores, tentam fazer com que outra pessoa sirva aos objetivos deles, enquanto preservam cuidadosamente suas próprias habilidades e seu tempo.

Arranje tempo para o trabalho que importa

Experiência Artigo Revista
Julian Birkinshaw
Mais horas no dia. É o que todo mundo quer, só que é impossível conseguir. Mas e se você pudesse liberar um tempo significativo — talvez até 20% de seu dia de trabalho — para se concentrar nas responsabilidades que realmente importam?

Ensinando vendas

Marketing Artigo Revista
Suzanne Fogel, Richard Rocco, David Hoffmeister, Daniel P. Strunk
Profissionais de vendas qualificados são raros e tornam-se cada vez mais raros. Por que as universidades não estão se esforçando para produzir mais?  

O que o marketing ainda não entendeu sobre as avaliações on-line de produtos

Marketing Artigo Revista
Itamar Simonson, Emanuel Rosen
Quando Jonney Shih disse a seus colegas que queria que sua empresa desenvolvesse e vendesse laptops com sua própria marca, Asus, a maioria deles pensou que ele estava louco. A Asustek tinha sido fundada em 1989, em Taiwan, e Shih era agora seu presidente. Era uma fabricante bem-sucedida de computadores e consoles de videogame para outras empresas. Mas seu nome era praticamente desconhecido entre os consumidores, portanto como poderia competir com marcas como Dell e HP?

Quando o Marketing é a estratégia

Marketing Artigo Revista
Niraj Dawar
Não é nenhum segredo que em muitas indústrias hoje as atividades de produção — busca de matérias-primas, fabricação e logística — viraram commodities ou estão sendo terceirizadas, enquanto as atividades pós-produção, com a meta de reduzir custos e riscos de clientes, estão emergindo como os motores de criação de valor e fontes de vantagem competitiva. Considere a compra de uma latinha de Coca-Cola por um consumidor. Em um supermercado ou clube de desconto, o consumidor compra a bebida como parte de um pacote de 24 unidades.

O imperativo da reinvenção

Inovação Artigo Revista
Miles D. White
O fracasso não é fatal, mas a relutânciaem mudar pode ser.” Estas são as palavras de John Wooden, o lendário técnico de basquetebol da UCLA, que venceu dez campeonatos nacionais em apenas 12 temporadas por causa de sua habilidade de se adaptar constantemente — a novos jogadores, novos rivais e novos estilos de jogo.

Seu cérebro em funcionamento

Marketing Artigo Revista
Malia Mason, Adam Waytz
Quando fanáticos pela Apple fizeram fila para conseguir comprar o novo iPhone em 2011, o New York Times publicou um editorial intitulado “You Love Your iPhone. Literally.” (ou “Você ama seu IPhone. Literalmente”). O editorial descrevia um experimento não publicado no qual o autor escaneou o cérebro de 16 pessoas enquanto ouviam o som e assistiam a vídeos de iPhones tocando ou vibrando. As imagens do cérebro mostraram atividade no córtex insular — área que é ativada quando uma pessoa vivencia experiências amorosas.

O cérebro — e a alma — do capitalismo

Estratégia Artigo Revista
Nancy Koehn
Em 1970, o economista Milton Friedman, premiado com o Nobel de Economia, chamou a responsabilidade social corporativa de “camuflagem hipócrita”, dizendo que os empresários inclinados a ela “revelam um impulso suicida”. Como os tempos mudaram! Alguns executivos ainda compartilham da mesma visão de Friedman, mas a maioria aceita as responsabilidades sociais e cívicas como um elemento indispensável para bons negócios. Suas empresas não vão sobreviver se essas responsabilidades forem ignoradas.

Como direcionar o valor para a sua empresa

Marketing Artigo Revista
Michael G. Jacobides, John Paul MacDuffie
O advento do computador pessoal (PC) em 1981 resultou numa robusta reorganização na indústria de computadores. Em poucos anos, o valor na indústria migrou dos fabricantes que montavam e comercializavam computadores para fornecedores de dois componentes-chave: o sistema operacional da Microsoft e o microprocessador da Intel. Essas duas companhias capitalizaram rapidamente o mercado eclipsando a fatia da IBM e de outros produtores originais do equipamento (OEMs) que dominavam o mercado.

Na índia, serviços médicos de primeira classe com preços acessíveis

Globo Artigo Revista
Vijay Govindarajan, Ravi Ramamurti
A Índia pode ser o último lugar na Terra onde você esperaria encontrar inovação no setor de saúde. Programas governamentais finalmente estão conseguindo controlar algumas doenças infecciosas, mas a capacidade do país para atender às necessidades médicas básicas dos seus cidadãos continua abismal. Apesar de um crescimento econômico robusto ao longo das últimas duas décadas, a taxa de mortalidade infantil é três vezes maior que a da China e sete vezes maior do que a dos Estados Unidos.

Questões de direito:separando serviços jurídicos corporativos para liberar valor

Marketing Artigo Revista
Mark Gordon, Danny Ertel
Tradicionalmente, os grandes escritórios de advocacia e os departamentos jurídicos das empresas têm um relacionamento próximo — baseado tanto na confiança quanto na regulamentação. Clientes confiam nesses escritórios para conhecer os limites legais e os riscos de avaliá-los mal. O advogado tem a obrigação profissional de identificar e levantar potenciais problemas e tratá-los de forma competente e completa.

O e-mail não morreu, está evoluindo

Tecnologia Artigo Revista
Barry Gill
Volta e meia você ouve hipsters da era digital alegando que o e-mail morreu. Não acredite nisso. As pessoas ainda passam metade de seu dia de trabalho lidando com ele, confiam nele e, principalmente, estão satisfeitas com ele, segundo a pesquisa que fizemos com 2,6 mil trabalhadores nos EUA, Reino Unido e África do Sul que usam e-mail todo dia.