Dezembro 2012

Business Design

Design Artigo revista
Harry West, André Coutinho
Há um crescente interesse no Brasil na aplicação do modo de pensar do design para solucionar desafios e problemas empresariais — o chamado Design Thinking. Mas, como qualquer conceito emergente, ele é adequado apenas para determinados contextos e precisa ser adaptado para o contexto brasileiro. […]

Volte a acreditar em sua criatividade

Experiência Artigo revista
Tom Kelley, David Kelley
Ao nascer, a maioria das pessoas é criativa. Quando crianças, vivemos no mundo do faz de conta, perguntamos coisas bizarras, fazemos um rabisco qualquer e proclamamos que é um dinossauro. Mas, com o tempo, devido à socialização e à educação formal, muita gente começa a […]

Quanto vale o esforço de um sócio?

Experiência Artigo revista
Joshua D. Margolis, Christopher Marquis
Desculpe, gente. Só mais umas perguntinhas. Sei que isso é chato. — Da próxima vez, vamos trazer uma vodca — brincou Brooks. — Uma pessoa que passa tanto tempo quanto você cuidando da nossa contabilidade devia pelo menos poder provar o produto. — Bom, acho […]

Alison Beard entrevista Muhammad Yunus

Experiência Artigo revista
Alison Beard
HBR: Houve muita polêmica em torno de sua aposentadoria e da indicação de um sucessor no banco. O que aconteceu? Yunus: Quando fiz 60 anos, apresentei minha renúncia. “Por que se aposentar?”, perguntou o conselho. Aos 70, disse: “Acho que agora é hora”. A resposta? “De […]

4 maneiras de reinventar a prestação de serviços

Cultura organizacional Artigo revista
Kamalini Ramdas
“A impressão é que havia um elefante sentado no meu peito”, explicou o paciente. O médico assentiu, mostrando que entendia. Mas não era o único ali que meneava a cabeça. “Pode me incluir nesse time, também”, brincou outro paciente. A cena se passa no Club […]

A ruptura da Kiva

Inovação Artigo revista
Mick Mountz
Em 2003, passei boa parte do ano correndo o trecho na Sand Hill Road, falando com investidores ali em Menlo Park, na Califórnia — e ouvindo um indefectível “não”. Devo ter exposto minha ideia a, no mínimo, 50 potenciais investidores. Resumindo, minha tese era que, […]

Duas rotas para a resiliência

Governança Artigo revista
Richard N. Foster, Matthew J. Eyring, Clark G. Gilbert
Cedo ou tarde, sua empresa provavelmente terá de se transformar devido a mudanças no mercado, a novas tecnologias ou à investida de rivais disruptoras. Nessa hora, certos estrategistas sugerem rapidez e arrojo, o que significa romper radicalmente com o passado e transformar a empresa em […]

Como sobreviver à ruptura

Inovação Artigo revista
Maxwell Wessel, Clayton M. Christensen
A inovação de ruptura é como um míssil lançado contra sua empresa. Nos últimos 20 anos, míssil após míssil fez mira e aniquilou seu alvo. Napster, Amazon e Apple Store destruíram a Tower Records e a Musicland. Computadorzinhos de menor potência invadiram o mercado e […]

História da empresa é ferramenta de liderança

Liderança Artigo revista
John T. Seaman Jr., George David Smith
Não há por que remoer o passado; é o futuro que importa.” Como historiadores corporativos que prestam frequente consultoria a empresas, estamos sempre ouvindo de executivos uma ou outra versão deste lema. Em geral, a história da organização só vem à baila em vista de […]

A vitalidade das cidades

Estratégia Artigo revista
HBR
Cidades servem de ímã para uma nação. A capacidade de atrair negócios e gente de outros lugares é uma boa medida da saúde econômica, social e cultural de uma região. O infográfico ao lado, baseado em um estudo da PricewaterhouseCoopers, encara de uma perspectiva externa […]

O lado ruim da venda cruzada

Vendas Artigo revista
V. Kumar, Denish Shah
Imagine que você é o gerente de marketing de uma empresa de vendas por catálogo — empresa que trabalha com uma variedade de produtos, incluindo vestuário, móveis, artigos de cama, mesa e banho e equipamentos esportivos. Cada segmento desses tem um catálogo próprio. À sua […]