Dezembro 2011

Coragem no comando

Liderança
Rosabeth Moss Kanter

O que você deixa de fazer pode feri-lo. Oportunidades perdidas levam a arrependimento mais tarde. Com inovação, a Nokia podia ter dominado o mercado de smartphones. A SEC podia ter agido ao receber, lá atrás, denúncias sobre a armação de Bernard Madoff.

Missão versus lucro

Competição
William A. Sahlman e Alison Berkley Wagonfeld

Pottsville não tem fama de ser agradável no inverno — disse Wayne Moriarty enquanto estacionava o carro no centro de distribuição da BaldwinFarms na costa leste dos Estados Unidos.

Setor social está pensando pequeno o bastante?

Estratégia
Sohrab Vossoughi

Não faz muito, um profissional de uma organização do Reino Unido chamada Participle visitou minha empresa, a Ziba, para falar de uma abordagem inusitada à promoção de mudanças sociais. Em vez de fazer pressão para que o governo mude políticas públicas, a Participle concebe e implementa soluções de sua própria autoria e ajuda a disseminar as que dão certo.

De corpo & alma – Kenneth Cole

Experiência
Alison Beard

Kenneth Cole é estilista, ativista, marido e pai de três meninas. Segundo ele, seu sucesso no trabalho, na família e na sociedade vem da fusão das três esferas. Diretor de criação da grife que leva seu nome, Cole há muito contribui para a fundação de pesquisas sobre a Aids amfAR e é fiel partidário do contato com o público por mídias sociais — apesar da polêmica que causou no Twitter no começo do ano. Entrevista a Alison Beard

Como conquistar o investidor

Estratégia
Baruch Lev

A prática do guidance — divulgar ao mercado projeções da administração sobre os resultados da empresa — é controversa. Warren Buffett volta e meia a critica. Nos Estados Unidos, o Business Roundtable e o CFA Institute (entidade profissional de analistas de investimento) concluíram, ambos, que é um exercício inútil e contraproducente que deixa executivos focados demais no resultado a curto prazo.

Varejo vai bem. Velha loja, não.

Vendas
Ron Johnson

Em 2000, quando Ron Johnson deixou a varejista americana Target para virar diretor de varejo da Apple, a opinião corrente era que uma fabricante de computadores não poderia vender ao grande público. Johnson descartou o velho manual do varejo e, ao lado de Steve Jobs, ergueu do zero a Apple Store. Em novembro de 2011, o executivo assumiu a presidência da tradicional loja de departamentos americana J.C. Penney. Ali, investidores e conselho esperam que repita sua mágica.

Como e por quê implantar compliance

Estratégia
Ana Paula P. Candeloro

Li recentemente, em um desses jornais especializados e de grande circulação, acerca da preocupação dos investidores europeus com a quantidade, velocidade e qualidade da regulamentação financeira que está sendo preparada pelas autoridades, alegando que pouco trabalho vem sendo feito na avaliação do impacto de dezenas de regras sobre um setor tão importante como o financeiro.