Dezembro 2011

Coragem no comando

Liderança Artigo revista
Rosabeth Moss Kanter
O que você deixa de fazer pode feri-lo. Oportunidades perdidas levam a arrependimento mais tarde. Com inovação, a Nokia podia ter dominado o mercado de smartphones. A SEC podia ter agido ao receber, lá atrás, denúncias sobre a armação de Bernard Madoff. O Yahoo podia […]

Missão versus lucro

Competição Artigo revista
William A. Sahlman e Alison Berkley Wagonfeld
Pottsville não tem fama de ser agradável no inverno — disse Wayne Moriarty enquanto estacionava o carro no centro de distribuição da BaldwinFarms na costa leste dos Estados Unidos. Diretora de operações da produtora de hortaliças, Gretchen Cussler encarou a montanha de neve ao lado […]

O futuro do consumo

Vendas Artigo revista
Darrell Rigby
É um sábado de neve em Chicago, mas Amy, 28 anos, precisa de roupa leve para uma viagem ao Caribe. Cinco anos atrás, em 2011, teria rumado direto para o shopping. Hoje, começa o processo no sofá de casa, iniciando uma videoconferência com sua “concierge […]

Setor social está pensando pequeno o bastante?

Estratégia Artigo revista
Sohrab Vossoughi
Não faz muito, um profissional de uma organização do Reino Unido chamada Participle visitou minha empresa, a Ziba, para falar de uma abordagem inusitada à promoção de mudanças sociais. Em vez de fazer pressão para que o governo mude políticas públicas, a Participle concebe e […]

De corpo & alma – Kenneth Cole

Experiência Artigo revista
Alison Beard
Kenneth Cole é estilista, ativista, marido e pai de três meninas. Segundo ele, seu sucesso no trabalho, na família e na sociedade vem da fusão das três esferas. Diretor de criação da grife que leva seu nome, Cole há muito contribui para a fundação de […]

Como conquistar o investidor

Estratégia Artigo revista
Baruch Lev
A prática do guidance — divulgar ao mercado projeções da administração sobre os resultados da empresa — é controversa. Warren Buffett volta e meia a critica. Nos Estados Unidos, o Business Roundtable e o CFA Institute (entidade profissional de analistas de investimento) concluíram, ambos, que é […]

Varejo vai bem. Velha loja, não.

Vendas Artigo revista
Ron Johnson
Em 2000, quando Ron Johnson deixou a varejista americana Target para virar diretor de varejo da Apple, a opinião corrente era que uma fabricante de computadores não poderia vender ao grande público. Johnson descartou o velho manual do varejo e, ao lado de Steve Jobs, […]

Descubra o que o consumidor quer antes mesmo dele

Vendas Artigo revista
Thomas H. Davenport, Leandro Dalle Mule e John Lucker
  Antigamente, o consumidor dependia de um vendedor conhecido — o dono do armazém do bairro, por exemplo — para ajudá-lo a encontrar exatamente o que queria. Com base naquilo que sabia ou rapidamente conseguia dedu-zir sobre o cliente, esse vendedor achava o produto perfeito […]

Como e por quê implantar compliance

Estratégia Artigo revista
Ana Paula P. Candeloro
Li recentemente, em um desses jornais especializados e de grande circulação, acerca da preocupação dos investidores europeus com a quantidade, velocidade e qualidade da regulamentação financeira que está sendo preparada pelas autoridades, alegando que pouco trabalho vem sendo feito na avaliação do impacto de dezenas […]

O que toda empresa precisa saber sobre derivativos

Gestão de risco Artigo revista
Edson Gonçalves, Carlos Vianna, Gustavo Machado e Rodrigo Nabholz
Mesmo diante do histórico recente, quando grandes companhias apresentaram perdas expressivas ao utilizarem contratos derivativos, este segmento de mercado não para de crescer. Os contratos negociados em bolsa representam a maior parcela, mas o montante negociado em balcão também é bastante alto — em torno de […]

Primeiro vamos demitir todos os gerentes

Cultura organizacional Artigo revista
Gary Hamel
A gestão é a atividade menos eficiente em sua organização. Pense nas inúmeras horas que líderes de equipe, chefes de departamento e diretores dedicam a supervisionar o trabalho de outros. A maioria dos gerentes é trabalhadora; o problema não está neles. A ineficiência decorre de […]

Como erguer uma empresa cocriadora

Estratégia Artigo revista
Venkat Ramaswamy, Francis Gouillart
Dê mais voz a todos os stakeholders da empresa — e receba em troca mais conhecimento, mais receita e mais lucro.   Praticamente toda empresa se preocupa com a experiência do cliente com seus produtos e serviços. Mas quantas ligam para a experiência dos demais […]