Dezembro 2010

Decisões boas. Resultados ruins.

Estratégia
Dan Ariely

Se fechar os olhos e for praticar chutes com uma bola de futebol, uma pessoa não levará muito para conseguir prever onde a bola irá parar a cada tentativa. Já se acrescentarmos um “ruído aleatório” à situação — um cachorro que corre atrás da bola, um vento forte, um vizinho que passa e chuta a bola —, o resultado passará a ser bastante imprevisível.

Trabalhar, rezar, amar

Carreira
Rosabeth Moss Kanter

O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal virou um tema importante nos últimos anos, sobretudo para a empresa que deseja atrair, motivar e reter grandes talentos. No entanto, ainda que o local de trabalho venha mudando para refletir a realidade do indivíduo fora do trabalho, ainda há questões por resolver.

Um mapa da internet social

Tecnologia
Mikolaj Jan Piskorski

Blogs. Atualizações de “status”. Álbuns de fotos da família, tweets políticos, vídeos virais. Na era da web social, muita gente se exibe para o mundo — mas nem todo mundo o faz do mesmo jeito. Com base em novos dados da Trendstream Global Web Index — uma sondagem periódica de mais de 50 mil usuários de plataformas sociais em 18 mercados —, traçamos um mapa de como as pessoas estão soltando informações sobre si mesmas na internet em distintos países.

A batalha da reputação

Marketing
Leslie Gaines-Ross

 

Um pequeno antagonista pode muito bem voltar sua munição contra a empresa e causar sérios problemas. Veja como reagir.

Um “mestre de cerimônias” para novas mídias

Tecnologia
Patrick Spenner

Tecnologias sociais estão ajudando — quando não obrigando — a marca a estabelecer um novo tipo de relação com o cliente. O problema é que modelos tradicionais de gestão da marca não estão à altura do desafio. Por dois motivos: são projetados para uma estrutura organizacional ultrapassada e dependem de gente com os dotes errados.

Após traição, volta por cima

Experiência
Daniel McGinn

Dono de uma empresa de sucata, o americano Stephen Greer confiou cegamente em parceiros estrangeiros — e perdeu milhões para fraudes. Veja como recuperou a confiança e reergueu a empresa.

Como equilibrar arte e comércio

De corpo e alma
Manolo Blahnik

Manolo Blahnik é um dos criadores de sapatos de maior sucesso do mundo. Filho de mãe espanhola e pai checo, cresceu numa propriedade de cultivo de bananas nas Ilhas Canárias. Antes de abrir uma butique em Londres em 1973, estudou direito, letras e arte em Genebra e Paris.