Dezembro 2010

Posso fazer seu cérebro espelhar o meu

Defenda seu estudo Artigo revista
Uri Hasson
Tese: quando há uma boa comunicação entre as pessoas, a atividade cerebral de quem ouve começa a espelhar a atividade cerebral de quem fala.   Estudo: Uri Hasson e dois colegas (Greg J. Stephens e Lauren J. Silbert) registraram a atividade cerebral de uma mulher […]

Novas ideias, pesquisa em desenvolvimento

Inovação Artigo revista
Rohit Deshpandé, Francesca Gino, David A. Hofmann, Adam M. Grant
  PRIMEIRO Por que você não compra chocolate venezuelano Rohit Deshpandé Por causa do “paradoxo da procedência”. Em mercados emergentes, esse será o grande desafio de marketing na próxima década. Rohit Deshpandé A Chocolates El Rey é uma velha e ilustre empresa que processa alguns dos […]

Decisões boas. Resultados ruins.

Estratégia Artigo revista
Dan Ariely
Se fechar os olhos e for praticar chutes com uma bola de futebol, uma pessoa não levará muito para conseguir prever onde a bola irá parar a cada tentativa. Já se acrescentarmos um “ruído aleatório” à situação — um cachorro que corre atrás da bola, […]

Trabalhar, rezar, amar

Carreira Artigo revista
Rosabeth Moss Kanter
O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal virou um tema importante nos últimos anos, sobretudo para a empresa que deseja atrair, motivar e reter grandes talentos. No entanto, ainda que o local de trabalho venha mudando para refletir a realidade do indivíduo fora do trabalho, […]

Princípios fundamentais para a construção da marca

Branding Artigo revista
Seán Meehan, Patrick Barwise
Novas mídias trazem ferramentas incríveis e velocidade — mas isso não basta. Como de costume, o marketing está transformando hype em histeria. Dessa vez, o motivo é o suposto fim do marketing tal como o conhecemos — graças ao surgimento de mídias sociais e da […]

Um mapa da internet social

Tecnologia Artigo revista
Mikolaj Jan Piskorski
Blogs. Atualizações de “status”. Álbuns de fotos da família, tweets políticos, vídeos virais. Na era da web social, muita gente se exibe para o mundo — mas nem todo mundo o faz do mesmo jeito. Com base em novos dados da Trendstream Global Web Index […]

A batalha da reputação

Marketing Artigo revista
Leslie Gaines-Ross
  Um pequeno antagonista pode muito bem voltar sua munição contra a empresa e causar sérios problemas. Veja como reagir. A empresa hoje opera num cenário repleto de novas ameaças a sua reputação. Equipada para o embate com grandes concorrentes, pode ser pega de surpresa […]

Um “mestre de cerimônias” para novas mídias

Tecnologia Artigo revista
Patrick Spenner
Tecnologias sociais estão ajudando — quando não obrigando — a marca a estabelecer um novo tipo de relação com o cliente. O problema é que modelos tradicionais de gestão da marca não estão à altura do desafio. Por dois motivos: são projetados para uma estrutura […]

China X o mundo: De quem é a tecnologia?

Tecnologia Artigo revista
Thomas M. Hout, Pankaj Ghemawat
Pequim vem discretamente adotando políticas para garantir que a China assuma o posto de potência tecnológica do mundo. A tacada pode estar funcionando. Na cidade de Xangai, um punhado de igrejas reza missa diariamente para os fiéis, assim como igrejas do mundo todo. Só que […]

Robert S. McNamara e a evolução da administração moderna

Administração Artigo revista
Phil Rosenzweig
Lições de um dos administradores mais controversos da história moderna Toda geração de administradores se debate com questões sobre seu propósito. Nas décadas de 1950 e 1960, ser um administrador capaz era fazer bem quatro coisas: planejar, organizar, dirigir e controlar. Grandes estudiosos da gestão […]

É hora de aprender com o consumidor de países emergentes

Globo Artigo revista
Gwen Dixon Morrison, Guillermo D’Andrea, David Marcotte
A relação entre o varejo e o cliente em países em desenvolvimento traz muitas lições sobre o marketing dirigido ao consumidor. A empresa traçou planos de mar­keting detalhados para vender seus produtos em economias emergentes em rápido crescimento, certo? Será, porém, que sabe como o […]

Após traição, volta por cima

Experiência Artigo revista
Daniel McGinn
Dono de uma empresa de sucata, o americano Stephen Greer confiou cegamente em parceiros estrangeiros — e perdeu milhões para fraudes. Veja como recuperou a confiança e reergueu a empresa. Stephen Greer contratou o primeiro gerente-geral para a filial mexicana da empresa depois de várias […]

Alta diretoria deve ter um executivo “verde”?

Equipes Artigo revista
Rupert Davis, Eric J. McNulty
Decidida a melhorar sua ficha ambiental, uma empresa discute a necessidade de contratar um diretor de sustentabilidade. Presidente da fabricante americana de componentes eletrônicos Narinex, Jennifer Brown voltou a ler o alerta de notícia na tela do computador. A empresa perdera outro contrato importante para […]

Como equilibrar arte e comércio

De corpo e alma Artigo revista
Manolo Blahnik
Manolo Blahnik é um dos criadores de sapatos de maior sucesso do mundo. Filho de mãe espanhola e pai checo, cresceu numa propriedade de cultivo de bananas nas Ilhas Canárias. Antes de abrir uma butique em Londres em 1973, estudou direito, letras e arte em […]

Em defesa de um conselho profissional

Cultura organizacional Artigo revista
Robert C. Pozen
É hora de buscar um comprometimento maior de seus conselheiros.   Em 2008, quando as maiores ins­tituições financeiras do mundo tiveram de receber injeções maciças de dinheiro público para não quebrar, muitos culparam o conselho de administração pela falta de supervisão.   Era um problema […]