Agosto 2013

Como lucrar com publicidade enxuta

Marketing Artigo revista
Thales Teixeira
Tradicionalmente, a indústria de calçados tem sido um viveiro de publicidade, com marcas como Nike e Reebok gastando milhões para ter atletas-embaixadores e agências de publicidade criando campanhas de TV espetaculares. Mas abordagem feita pela DC Shoes, que faz calçados para skatistas, não poderia ser […]

Mantenha-se em dia com os seus “quants”

Experiência Artigo revista
Thomas Davenport
Não sei por que não tiramos as hipotecas dos nossos livros contáveis”, me disse, há alguns anos, um analista sênior de pesquisa quantitativa (quant) de um grande banco americano. “Eu tinha um modelo indicando fortemente que muitas deles não seriam pagas, e enviei para o […]

Alison Beard entrevista Russell Simmons

Experiência Artigo revista
Alison Beard
HBR: Às vezes, as pessoas o criticam por fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Como você responde a isso? Simmons: Claro que eu faço um monte de coisas. Mas as coisas que eu faço, faço todos os dias, e há muito tempo. Cuido da Fundação […]

Aprendendo a jogar na nova “economia de compartilhamento”

Estratégia Artigo revista
Susan Fournier, Giana M. Eckhardt, Fleura Bardhi
Os estudos de casos fictícios da HBR apresentam dilemas atuais enfrentados pelos líderes em empresas reais e oferecem soluções de especialistas. Este se baseia no estudo de caso “A aquisição da Zipcar: a construção da marca na economia de compartilhamento”, por Susan Fournier, Giana Eckhardt […]

Compreendendo o consumidor árabe

Globo Artigo revista
Vijay Mahajan
A discreta Arla Foods, a maior fabricante de produtos lácteos da Escandinávia, tornou-se um dos maiores players no mundo árabe até 2005. As marcas da cooperativa dinamarco-sueca, como Lurpak, Puck e a homônima Arla, dominaram os mercados do Oriente Médio de manteiga, queijo e creme, […]

O que os CEOs realmente pensam de seus conselhos

Cultura organizacional Artigo revista
Melanie Kusin, Jeffrey A. Sonnenfeld, Elise Walton
Ao longo dos últimos anos, no despertar dos desencontros corporativos que prejudicaram tanto acionistas e a sociedade, ouvimos muito sobre como os conselhos de administração deveriam ter sido mais responsáveis. “Cães-de-guarda” corporativos, investidores e analistas, membros da mídia, agentes reguladores e formadores de opinião têm […]

Criando o melhor local de trabalho do mundo

Gestão geral Artigo revista
Rob Goffee, Gareth Jones
Imagine poder criar a melhor empresa no mundo para se trabalhar. Como ela seria? Temos investigado esta questão nos últimos três anos, pedindo para centenas de executivos, por meio de pesquisas e seminários em todo o mundo, descreverem a organização ideal. Esta missão surgiu a […]

Fanáticos pelo paciente

Gestão geral Artigo revista
James I. Merlino, Anand P. Raman
A CLÍNICA DE CLEVELAND tem uma sólida reputação de excelência médica e custos baixos. Mas, em 2009, Delos “Toby” Cosgrove, seu CEO, examinou o desempenho da clínica e concluiu que a experiência dos pacientes com a bandeira era negativa quando comparada com a dos demais […]

A criatividade na propaganda

Marketing Artigo revista
Werner Reinartz
PERGUNTE A UM PROFISSIONAL do ramo qual é a chave do sucesso em publicidade, e você provavelmente terá uma resposta que ecoa o mantra de Stephan Vogel, diretor de criação da Ogilvy & Mather da Alemanha: “Nada é mais eficiente do que a publicidade criativa. […]

Problemas na sala de reuniões

Equipes Artigo revista
Deborah Bell, Boris Groysberg
Á anos as mulheres vêm buscando maior representação nos conselhos empresariais. E a maioria dos conselhos diz buscar mais diversidade. Então, por que as mulheres ocuparam apenas 16,6% das cadeiras nos conselhos presentes no ranking Fortune 500 em 2012? E por que este percentual vem […]

Como a IMAX tornou-se uma potência em Hollywood

Experiência Artigo revista
Richard Gelfond
A Ideia A empresa experimentou diferentes modelos de negócio a fim de crescer suas raízes em documentários de natureza, para ser um dos protagonistas nos cinemas ao redor do mundo. Quando vim para a IMAX, em 1994, já tinha sido empresário, advogado e gerente de […]

O foco principal dos EUA ainda são os negócios?

Economia Artigo revista
Niall Ferguson
Era sua única regra. Em janeiro de 1925, o presidente Calvin Coolidge, apelidado de Cal, o silencioso, devido à sua taciturnidade, declarou: “O principal foco do povo americano são os negócios”. Isso ainda é verdade? Quando me mudei do Reino Unido para os Estados Unidos, […]

Se você quer fazer algo realmente grande

Estratégia Artigo revista
John Hewko
Atualmente, poucos americanos pensam sobre a pólio. Para muitos, elaapenas sumiu, como a locomotiva a vapor e a TV preto e branco. Mas esta doença incapacitante ainda ameaça crianças em partes da África e Ásia. Há 25 anos, minha organização, o Rotary Internacional, juntou-se à […]

Entregando as chaves para a Geração Y

Equipes Artigo revista
Vineet Nayar
Ultimamente fala-se muito sobre os desafios da Geração Y, a geração que começa a remodelar o local de trabalho. Para mim, eles não são apenas um interesse acadêmico. Eu vivo em um país onde a Geração Y representa quase 40% da população. Trabalho numa empresa […]

Como o Pinterest leva as pessoas às lojas

Estratégia Artigo revista
David Sevitt
Showrooming, fenômeno onde os compradores visitam lojas para examinar as mercadorias pessoalmente antes de comprar os itens on-line, é visto como uma grande ameaça ao varejo físico. O problema é considerado tão ruim que, pelo menos uma cadeia varejista já começou a cobrar as pessoas […]

Se você quer motivar alguém, fique quieto

Estratégia Artigo revista
Brandon Irwin
A constatação: Palavras de incentivo não inspiram as pessoas  a ter melhor desempenho durante o treino. A pesquisa: Num teste de laboratório, Brandon Irwin pediu aos voluntários  para realizar duas séries de exercícios abdominais chamados de “prancha”. Alguns fizeram ambas as séries sozinhos. Outros fizeram […]