Agosto 2011

Tecnologia, tradição & um ratinho

Tecnologia Artigo Revista
HBR
Robert Iger não era o nome favorito para suceder Michael Eisner. Mas surpreendeu os céticos em 2005, quando virou presidente da Disney. Agiu depressa para acabar com rixas internas que vinham sacudindo a Disney e, isso feito, lançou o colosso de mídia a searas novas, lucrativas.

Como competir com o grátis

Competição Artigo Revista
David J. Bryce, Jeffrey H. Dyer, Nile W. Hatch
O modelo do “grátis” está rapidamente se alastrando do universo online para o mundo físico. Veja como se defender.  Uma nova rival entra no mercado e lança um produto bem parecido ao seu, mas com uma diferença fundamental: é grátis. Qual sua reação? Ignorá-lo, na esperança de que sua clientela não vá desertar ou que o produto grátis não dure?

Sua marca está realmente sendo gerenciada?

Branding Artigo Revista
Rômulo Pinheiro
Um guia com quatro passos fundamentais para potencializar o poder desse valioso ativo.  O que é uma marca? Qual seu papel para as organizações? Quem é responsável por sua gestão?

Hora de uma campanha unificada?

Estudo de caso Artigo Revista
Marco Bertini
 O grupo hoteleiro Alegre Hotels sempre deixou o marketing a cargo de cada hotel da rede. Mas uma crise iminente pode pedir uma nova estratégia.  Fictício, o caso HBR traz dilemas vividos por líderes na vida real e soluções de especialistas.

Cor-de-rosa não ajuda na luta contra câncer de mama

Defenda seu estudo Artigo Revista
Stefano Puntoni
Tese: ver a cor rosa deixa a mulher menos inclinada a achar que vai ter câncer de mama e a doar para pesquisas do câncer. Estudo: numa série de experimentos com mulheres, Stefano Puntoni começou por expor as voluntárias a sinais de gênero: mostrou anúncios onde o cor-de-rosa imperava ou pediu que fizess

Marketing viral já era – produto em si deve ser viral

Marketing Artigo Revista
Sinan Aral
 Não perca tempo saturando o YouTube com vídeos engraçadinhos na esperança de que um deles vire a próxima sensação no marketing viral. Estudos que fizemos com a firma de marketing analítico Social Amp provam que é possível programar produtos digitais (e até físicos) para aumentar a promoção “peer-to-peer”.

O persuasivo poder de custos de oportunidade

Gestão de risco Artigo Revista
Shane Frederick
Quando fui comprar meu primeiro aparelho de som, fiquei uma hora tentando me decidir entre um Pioneer de US$ 1.000 e um Sony de US$ 700. Talvez temendo que a indecisão me fizesse desistir, o vendedor interveio com o seguinte comentário: “Bom, pense assim: você prefere o Pioneer ou o Sony e mais US$ 300 em CDs?”. Uau. O Sony — de longe.

Varejo 2.0

Vendas Artigo Revista
Ana Isabel Siano, Carolina Almeida, José Cláudio Terra, Renée Danielle Almeida
Como usar as mídias sociais para otimizar negócios.

Entrevista com Nizan Guanaes

De corpo e alma Artigo Revista
Léa de Luca
Nizan Guanaes, chairman do grupo ABC, é um dos 50 empresários mais criativos do planeta, segundo a revista Fast Company, e um dos cinco brasileiros mais influentes, de acordo com o Financial Times. Em maio, foi eleito “embaixador da boa vontade” da Unesco. Agora, quer usar o prestígio para mobilizar o mundo pelo futuro dos jovens. Aos 52 anos, pretende “trabalhar e aprender até o último dia de vida”.