Agosto 2011

Tecnologia, tradição & um ratinho

Tecnologia Artigo revista
HBR
Robert Iger não era o nome favorito para suceder Michael Eisner. Mas surpreendeu os céticos em 2005, quando virou presidente da Disney. Agiu depressa para acabar com rixas internas que vinham sacudindo a Disney e, isso feito, lançou o colosso de mídia a searas novas, […]

Como relacionamentos podem melhorar seu desempenho

Vendas Artigo revista
Danny Claro, Silvio Abrahão Laban Neto
Cada seis novos contatos incorporados à sua rede podem aumentar vendas anuais em até 48%.   Um número cada vez maior de empresas busca, ainda que de forma pouco estruturada, criar ambientes propícios para que os funcionários interajam dentro e fora do ambiente de trabalho: […]

Como competir com o grátis

Competição Artigo revista
David J. Bryce, Jeffrey H. Dyer, Nile W. Hatch
O modelo do “grátis” está rapidamente se alastrando do universo online para o mundo físico. Veja como se defender.   Uma nova rival entra no mercado e lança um produto bem parecido ao seu, mas com uma diferença fundamental: é grátis. Qual sua reação? Ignorá-lo, […]

Um guia detalhado para testes de mercado inteligentes

Produtividade Artigo revista
Duncan Simester, Eric T. Anderson
  Toda empresa pode ganhar ao testar a reação do público a mudanças. Veja como começar. Na última década, muitos gestores despertaram para o poder da análise de dados. Computadores e software sofisticados deram a empresas acesso a vastos volumes de dados: segundo uma estimativa, […]

Sua marca está realmente sendo gerenciada?

Branding Artigo revista
Rômulo Pinheiro
Um guia com quatro passos fundamentais para potencializar o poder desse valioso ativo.   O que é uma marca? Qual seu papel para as organizações? Quem é responsável por sua gestão? Se fosse realizada uma consulta a acadêmicos, profissionais de marketing e consultores, dificilmente chegaríamos […]

Em empresas francesas inovadoras, rede social à moda antiga

Globo Artigo revista
Larry Kramer
  O contato com seus melhores clientes não precisa envolver Twitter ou Facebook.     Com muitas empresas começando a investir pesado para desenvolver uma estratégia de redes sociais, a abordagem adotada por certas companhias francesas é surpreendentemente contraintuitiva: para faturar mais, buscam um envolvimento […]

Produtividade extrema

Gestão pessoal Artigo revista
Robert C. Pozen
Veterano da gestão traça princípios para quem quer dar conta de muito trabalho.     Robert Pozen faz de tudo. Foi alto executivo de dois fundos de investimento gigantescos, o Fidelity e o MFS Investment Management. Já foi também advogado, funcionário do governo, professor de […]

Hora de uma campanha unificada?

Estudo de caso Artigo revista
Marco Bertini
  O grupo hoteleiro Alegre Hotels sempre deixou o marketing a cargo de cada hotel da rede. Mas uma crise iminente pode pedir uma nova estratégia.   Fictício, o caso HBR traz dilemas vividos por líderes na vida real e soluções de especialistas. O caso […]

Cor-de-rosa não ajuda na luta contra câncer de mama

Defenda seu estudo Artigo revista
Stefano Puntoni
Tese: ver a cor rosa deixa a mulher menos inclinada a achar que vai ter câncer de mama e a doar para pesquisas do câncer.   Estudo: numa série de experimentos com mulheres, Stefano Puntoni começou por expor as voluntárias a sinais de gênero: mostrou […]

Marketing viral já era – produto em si deve ser viral

Marketing Artigo revista
Sinan Aral
Não perca tempo saturando o YouTube com vídeos engraçadinhos na esperança de que um deles vire a próxima sensação no marketing viral. Estudos que fizemos com a firma de marketing analítico Social Amp provam que é possível programar produtos digitais (e até físicos) para aumentar […]

O persuasivo poder de custos de oportunidade

Gestão de risco Artigo revista
Shane Frederick
Quando fui comprar meu primeiro aparelho de som, fiquei uma hora tentando me decidir entre um Pioneer de US$ 1.000 e um Sony de US$ 700. Talvez temendo que a indecisão me fizesse desistir, o vendedor interveio com o seguinte comentário: “Bom, pense assim: você […]

Presidente da Maclaren e as lições tiradas de um recall

Experiência Artigo revista
Farzad Rastegar
      Como muitos executivos, assino um serviço diário que me avisa por e-mail sempre que minha empresa é mencionada na imprensa. Na manhã de 9 de novembro de 2009, uma segunda-feira, o primeiro título que vi foi “Maclaren Stroller Recall”.   A reportagem, […]

Quando todo cliente é um novo cliente

Cliente Artigo revista
Bernd Skiera, Philipp Schmitt
Alta rotatividade pode ser boa oportunidade para empresa ganhar participação de mercado. Veja como. Ao considerar um possível novo negócio, uma das primeiras perguntas que o administrador se faz é: com que velocidade o mercado está crescendo? Mas o gestor que pensar apenas na taxa […]

Varejo 2.0

Vendas Artigo revista
Ana Isabel Siano, Carolina Almeida, José Cláudio Terra, Renée Danielle Almeida
Como usar as mídias sociais para otimizar negócios.     Na década de 1960, uma dona de casa que quisesse saber quais eram as ofertas da sua região deveria fazer uma pesquisa pessoalmente, indo direto ao mercado ou à feira perto da sua casa e […]

Libere o poder do marketing

Marketing Artigo revista
Beth Comstock, Ranjay Gulati, Stephen Liguori
Quando percebeu que seus produtos já não se vendiam sozinhos, a GE criou, do zero, um espetacular departamento de marketing. Há coisa de dez anos, a General Electric não tinha uma organização substancial de marketing. Durante décadas, a empresa confiara tanto em suas tecnologias que […]

Entrevista com Nizan Guanaes

De corpo e alma Artigo revista
Léa de Luca
Nizan Guanaes, chairman do grupo ABC, é um dos 50 empresários mais criativos do planeta, segundo a revista Fast Company, e um dos cinco brasileiros mais influentes, de acordo com o Financial Times. Em maio, foi eleito “embaixador da boa vontade” da Unesco. Agora, quer […]