Agosto 2008

É você o elo mais fraco na cadeia de suprimento da empresa?

Operações Artigo revista
Reuben E. Slone, John T. Mentzer, J. Paul Dittmann
Para muitas empresas, a gestão da cadeia de suprimento é um diferencial competitivo — e o presidente que a negligencia pode estar colocando o negócio em risco. Os autores — um vice-presidente executivo de cadeia de suprimento da americana OfficeMax e dois acadêmicos da University […]

Transformando intangíveis em valor real aos clientes

Organização e Cultura Artigo revista
Rendrik F. Franco, Marcelo Caldeira Pedroso, José Cláudio Terra
Identificar, capturar, integrar e sistematizar o fluxo de criação e uso de conhecimento é cada dia mais fundamental para empresas empenhadas em entregar valor aos clientes e se diferenciar da concorrência. O conhecimento está nas pessoas, na informação disponível e na propriedade intelectual de patentes, marcas, métodos […]

Você sabe dizer qual é sua estratégia?

Estratégia Artigo revista
Michael G. Rukstad, David J. Collis
Você é capaz de resumir a estratégia da empresa em 35 palavras ou menos? Se for, a síntese seria igual à dos colegas? Embora poucos executivos possam responder sim a essas perguntas, o fato é que empresas cuja estratégia é enunciada de modo claro e […]

O dilema do fundador

Empresa Artigo revista
Noam Wasserman
Por que alguém cria uma empresa? Para ganhar dinheiro e poder tocar o próprio negócio, sem dúvida. Mas um estudo do autor, professor da Harvard Business School, mostra que essas duas metas são basicamente incompatíveis.  Segundo o estudo, o fundador que abre mão de uma […]

A ciência de pensar com mais inteligência

Liderança Artigo revista
HBR
Avanços na neurobiologia mostram que o cérebro é tão sensível a experiências externas que é possível reconfigurá-lo com a exposição a influências culturais. Experimentos revelaram que, no cérebro de alguns, certas áreas só são ativadas com uma fotografia de Bill Clinton. Em outros, da atriz […]

Radar – Agosto 2008

Artigos Artigo revista
HBR
TOMADA DE DECISÃO A sabedoria da multidão (de especialistas) Robert S. Duboff Um método de prospecção criado meio século atrás, a técnica Delphi, vem recebendo nova atenção de importantes empresas graças a avanços recentes e à maior conectividade dos dias atuais. Quando corretamente formuladas e […]

Como mudar o mundo

Carreira Artigo revista
Howard H. Stevenson
Alan Wilson tem uma decisão a tomar. O presidente da empresa na qual trabalha, a farmacêutica Grepter, quer transferi-lo para Zurique — mais uma experiência formativa na trajetória do rapaz rumo à cúpula. Karl, seu melhor amigo, espera atraí-lo para um fundo de hedge — […]

Como reformar a P&D na indústria farmacêutica

Estratégia e Competição Artigo revista
Jean-Pierre Garnier
De dezembro de 2000 a fevereiro de 2008 as 15 principais empresas do setor farmacêutico perderam cerca de US$ 850 bilhões em valor ao acionista. Embora uma série de fatores — incluindo avanço de genéricos, pressão sobre preços, exigências regulatórias e imbróglios jurídicos — esteja […]

A próxima revolução na produtividade

Tecnologia Artigo revista
Ric Merrifield, Dennis Stevens
Se sua empresa embarcou na revolução da reengenharia, mas agora deixou de registrar avanços, é bom saber que a nova fronteira da produtividade se deslocou: já não é o processo, mas sim as atividades que compõem esse processo, dizem os autores. Avanços na TI — […]