Abril 2016

Entrevistas de desligamento fazem a diferença

Recursos humanos Artigo revista
Everett Spain e Boris Groysberg
Esta prática pouco utilizada pode ser uma poderosa aliada na retenção de funcionários. Uma empresa internacional de serviços financeiros contratou um gerente de nível médio para supervisionar um departamento com 17 pessoas. Um ano depois, restam apenas oito: quatro se demitiram e cinco foram transferidos. […]

Saltando de produtos para plataformas

Inovação do modelo de negócio Artigo revista
Feng Zhu e Nathan Furr
Há anos, o Outlook da Microsoft vem perdendo terreno para o Gmail da Google e para aplicativos de emails integrados a iPhones e outros dispositivos móveis. Mas agora a empresa está tentando injetar vida nova no Outlook, na tentativa de transformá-lo de simples produto de […]

O que é preciso saber sobre as mulheres da geração Milênio

Gênero Artigo revista
Ana Malvestio
Nascidas entre 1980 e 1995, as mulheres da geração Y, ou geração Milênio, têm levado novas demandas ao mundo empresarial. Criadas num mundo constantemente conectado às tecnologias e cada vez mais globalizado, elas promovem mudanças de comportamento e novas expectativas em termos de carreira e […]

Blitzscaling

A grande ideia Artigo revista
Entrevista de Tim Sullivan
O caótico e muitas vezes árduo caminho para o empreendedorismo de alto impacto e para o crescimento Reid Hoffman é um dos grandes nomes do Vale do Silício. Depois de ajudar a fundar a PayPal, ele decidiu seguir e estabelecer o LinkedIn, em 2002, o […]

Pipelines, plataformas e novas regras de estratégia

Estratégia Artigo revista
Marshall W. Van Alstyne, Geoffrey G. Parker e Sangeet Paul Choudary
A escala está vencendo a diferenciação. Em 2007, as cinco maiores fabricantes de telefones celulares — Nokia, Samsung, Motorola, Sony Ericsson e LG —, juntas, controlavam 90% dos lucros globais do setor. Naquele ano, a Apple apresentou o iPhone e começou a devorar uma parte […]

Os efeitos da rede não são suficientes

Empreendedorismo Artigo revista
Andrei Hagiu e Simon Rothman
As armadilhas ocultas ao criar uma plataforma online Por várias razões, as plataformas online são o perfeito modelo de negócio. Como facilitam as transações entre fornecedores e consumidores sem que precisem ser donos da mercadoria ou ter total responsabilidade sobre os produtos e serviços que […]

Desregulamentação espontânea

Regulamentação Artigo revista
Benjamin Edelman e Damien Geradin
Como competir com plataformas que ignoram as regras Muitas plataformas de negócio bem-sucedidas, como a Airbnb, Uber e YouTube, ignoram as leis e regulamentações que parecem obstruir suas abordagens. Cativados talvez pelo entusiasmo de seus modelos de negócio e acreditando que esses negócios são úteis […]

Como as empresas brasileiras inovam na prática

Inovação Artigo revista
Maurício Vianna, Ysmar Vianna, Clarice Falcão e Bruno Medina
Inovação, no Brasil, é uma palavra de múltiplos significados; a percepção se ampara, possivelmente, no fato de que — comparado aos mercados mais maduros — o país parece ainda estar na adolescência quanto à sua identidade inovadora. Assim como ocorre na vida, o período turbulento […]

Revolucionando o atendimento ao consumidor

Marketing Artigo revista
HBR
Marketing Viradas radicais requerem estratégias contraintuitivas Nunca foi tão importante compreender as interações dos consumidores, especialmente desde que a mídia social vem dando voz mais forte aos clientes insatisfeitos. Muitas empresas querem elevar o nível de atendimento, mas a pergunta é: como? A resposta típica […]

De corpo & alma – Ruth Westheimer

De corpo e alma Artigo revista
Entrevista a Alison Beard.
Ruth Westheimer não planejava se tornar Dra. Ruth, a terapeuta sexual celebridade do rádio e da TV da década de 1980. Mas quando psicólogos da Université Paris-Sorbonne e Cornell University tiveram a chance de se tornar apresentadores de programas que ajudariam a instruir o público […]