Abril 2013

Em busca do segundo ato

Experiência Artigo revista
Jill Avery, Elie Ofek
Fictício, o Caso HBR traz dilemas vividos por líderes na vida real e soluções sugeridas por especialistas. O caso deste mês é baseado no estudo de caso da Harvard Business School “Nanda Home: Preparing for Life After Clocky” (código 9-511-134), de Elie Ofek e Jill […]

Sheryl Sandberg, Facebook

Experiência Artigo revista
HBR
Diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg vem cuidando do complexo lado operacional da rede social desde 2008. Nos últimos tempos, assumiu outro papel, tão público quanto, mas desta vez fora da empresa: paladina da mulher que aspira a cargos de liderança. Sandberg lançou há […]

Alison Beard entrevista Philippe Starck

De corpo e alma Artigo revista
Alison Beard
Philippe Starck se gaba de poder projetar uma cadeira em dois minutos e um hotel em menos de dois dias. O francês, que prefere trabalhar sozinho — às vezes “no quarto, totalmente nu” —, já criou milhares de produtos, interiores e edifícios para uma lista […]

Como virar um especialista

Experiência Artigo revista
Michelle Barton, Gavin Barton, Dorothy Leonard
”Não sei o que faríamos sem ele!” Foi o que o executivo de uma grande empresa americana (umas das integrantes do ranking Fortune 100) nos disse há pouco sobre um brilhante líder de projetos ali dentro. Voltamos a ouvir declarações parecidas sobre gente especializada e […]

Os 9 passos essenciais para fortalecer o compliance e a governança corporativa nas empresas

Governança Artigo revista
Ana Paula P. Candeloro
As empresas, sobretudo aquelas ainda pouco estruturadas sob o ponto de vista da governança corporativa, ainda se resguardam e desconfiam quando o assunto é  “compliance”, principalmente quando abordado como um dos mecanismos fundamentais para implementação, consolidação e aperfeiçoamento da governança corporativa.  Talvez por falta de […]

Sua empresa quer mesmo ser uma eBay?

Estratégia Artigo revista
Julian Wright, Andrei Hagiu
A maioria das empresas que atuam como intermediárias entre compradores e vendedores precisa tomar uma decisão de estratégia fundamental. O que é melhor: operar como revendedoras (caso de supermercados), comprando e revendendo produtos ou serviços? Operar como uma plataforma de vários lados (como o site […]

Três regras para tornar uma empresa espetacular

Gestão geral Artigo revista
Mumtaz Ahmed, Michael E. Raynor
Grande parte dos conselhos de estratégia e gestão que dirigentes empresariais ouvem não merece confiança ou é impraticável. Isso porque aqueles que supostamente deveriam nos guiar subestimam o poder do acaso. Gurus tiram lições peremptórias de empresas cujos resultados, embora excelentes, talvez não passem de […]

Como o TED perdeu o controle dos colaboradores

Experiência Artigo revista
Nilofer Merchant
“mas que bela m…, hein?” A explosão acima não foi tirada de um filme de Quentin Tarantino (apareceu, isso sim, no site tira-dúvidas Quora). Foi a reação de um professor de Stanford, Jay Wacker, à hoje famigerada palestra “Vortex-Based Mathematics”, feita no TEDx. Um membro […]

Solução de problemas com a comunidade

Inovação Artigo revista
Francis Gouillart, Douglas Billings
Toda empresa — até a de um setor B2B totalmente alheio ao universo digital — hoje atua em um negócio parecido ao do Facebook. Seus líderes são como mobilizadores comunitários: buscam envolver clientes, fornecedores, funcionários, parceiros, cidadãos e autoridades que compõem o ecossistema. Uma boa […]

Use a multidão” como parceira na inovação

Inovação Artigo revista
Kevin J. Boudreau, Karim R. Lakhani
Na busca de respostas para as maiores charadas da pesquisa e da inovação, as massas estão virando a parceira preferida. Para turbinar o crescimento, a Apple delegou a legiões de usuários e desenvolvedores do mundo todo a criação de aplicativos e podcasts que valorizam seus […]

Risco da inovação – como tomar decisões melhores

Inovação Artigo revista
Robert C. Merton
Novos produtos e serviços são criados para que as pessoas possam realizar algo de um jeito melhor do que antes, ou para fazer coisas que até então não podiam. Mas a inovação também traz riscos. O grau de risco de uma inovação depende, em grande […]

A mulher e a matemática da igualdade

Carreira Artigo revista
HBR
Se a mulher nos Estados Unidos, no Japão e no Egito tivesse presença igual à do homem na força de trabalho, o PIB destes países seria 5%, 9% e 34% maior, respectivamente. Como, então, elevar a participação econômica da mulher? Na busca de respostas, pesquisadores […]