Abril 2013

Em busca do segundo ato

Experiência Artigo Revista
Jill Avery, Elie Ofek
Fictício, o Caso HBR traz dilemas vividos por líderes na vida real e soluções sugeridas por especialistas. O caso deste […]

Sheryl Sandberg, Facebook

Experiência Artigo Revista
HBR
Diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg vem cuidando do complexo lado operacional da rede social desde 2008. Nos últimos tempos, assumiu outro papel, tão público quanto, mas desta vez fora da empresa: paladina da mulher que aspira a cargos de liderança. Sandberg lançou há pouco um livro — Lean In, que no Brasil recebeu o título de Faça Acontecer — que, na descrição da própria, seria “uma espécie de manifesto feminista”.

Alison Beard entrevista Philippe Starck

De corpo e alma Artigo Revista
Alison Beard
Philippe Starck se gaba de poder projetar uma cadeira em dois minutos e um hotel em menos de dois dias. O francês, que prefere trabalhar sozinho — às vezes “no quarto, totalmente nu” —, já criou milhares de produtos, interiores e edifícios para uma lista de clientes que vai de Microsoft a Baccarat. 

Como virar um especialista

Experiência Artigo Revista
Michelle Barton, Gavin Barton, Dorothy Leonard
”Não sei o que faríamos sem ele!” Foi o que o executivo de uma grande empresa americana (umas das integrantes do ranking Fortune 100) nos disse há pouco sobre um brilhante líder de projetos ali dentro. Voltamos a ouvir declarações parecidas sobre gente especializada e de alto gabarito durante as mais de cem entrevistas que fizemos para um estudo sobre o uso e a partilha de conhecimentos.

Os 9 passos essenciais para fortalecer o compliance e a governança corporativa nas empresas

Governança Artigo Revista
Ana Paula P. Candeloro
As empresas, sobretudo aquelas ainda pouco estruturadas sob o ponto de vista da governança corporativa, ainda se resguardam e desconfiam quando o assunto é  “compliance”, principalmente quando abordado como um dos mecanismos fundamentais para implementação, consolidação e aperfeiçoamento da governança corporativa.  Talvez por falta de familiaridade com o verdadeiro propósito e alcance da ferramenta, essa desconfiança assume, muitas vezes, o grau de rejeição.

Sua empresa quer mesmo ser uma eBay?

Estratégia Artigo Revista
Julian Wright, Andrei Hagiu
A maioria das empresas que atuam como intermediárias entre compradores e vendedores precisa tomar uma decisão de estratégia fundamental. O que é melhor: operar como revendedoras (caso de supermercados), comprando e revendendo produtos ou serviços? Operar como uma plataforma de vários lados (como o site americano eBay), ligando compradores e vendedores sem ter controle ou posse daquilo que está trocando de mãos? Ou combinar os dois modelos?

Três regras para tornar uma empresa espetacular

Gestão geral Artigo Revista
Mumtaz Ahmed, Michael E. Raynor
Grande parte dos conselhos de estratégia e gestão que dirigentes empresariais ouvem não merece confiança ou é impraticável. Isso porque aqueles que supostamente deveriam nos guiar subestimam o poder do acaso. Gurus tiram lições peremptórias de empresas cujos resultados, embora excelentes, talvez não passem de flutuação aleatória. Executivos falam com orgulho de logros empresariais que talvez se resumam a uma feliz coincidência.

Como o TED perdeu o controle dos colaboradores

Experiência Artigo Revista
Nilofer Merchant
“mas que bela m..., hein?”A explosão acima não foi tirada de um filme de Quentin Tarantino (apareceu, isso sim, no site tira-dúvidas Quora). Foi a reação de um professor de Stanford, Jay Wacker, à hoje famigerada palestra “Vortex-Based Mathematics”, feita no TEDx.

Solução de problemas com a comunidade

Inovação Artigo Revista
Francis Gouillart, Douglas Billings
Toda empresa — até a de um setor B2B totalmente alheio ao universo digital — hoje atua em um negócio parecido ao do Facebook. Seus líderes são como mobilizadores comunitários: buscam envolver clientes, fornecedores, funcionários, parceiros, cidadãos e autoridades que compõem o ecossistema. Uma boa saída para chegar lá é dar a cada público desses meios para se conectar com a empresa — e entre eles — e incentivá-los constantemente a inventar novas formas de gerar valor para as respectivas organizações e para si mesmos.

Use a multidão” como parceira na inovação

Inovação Artigo Revista
Kevin J. Boudreau, Karim R. Lakhani
Na busca de respostas para as maiores charadas da pesquisa e da inovação, as massas estão virando a parceira preferida. Para turbinar o crescimento, a Apple delegou a legiões de usuários e desenvolvedores do mundo todo a criação de aplicativos e podcasts que valorizam seus produtos. Biólogos da University of Washington, nos Estados Unidos, usaram uma multidão de colaboradores externos para mapear a estrutura de um vírus ligado à Aids que há mais de 15 anos encasquetava especialistas do mundo acadêmico e da saúde.

Risco da inovação – como tomar decisões melhores

Inovação Artigo Revista
Robert C. Merton
Novos produtos e serviços são criados para que as pessoas possam realizar algo de um jeito melhor do que antes, ou para fazer coisas que até então não podiam. Mas a inovação também traz riscos. O grau de risco de uma inovação depende, em grande medida, de escolhas feitas pelas pessoas na hora de usá-la.

A mulher e a matemática da igualdade

Carreira Artigo Revista
HBR
Se a mulher nos Estados Unidos, no Japão e no Egito tivesse presença igual à do homem na força de trabalho, o PIB destes países seria 5%, 9% e 34% maior, respectivamente.