Abril 2009

Decifre a resistência à mudança

Gestão de pessoas Artigo revista
  NA ÍNTEGRA   Um líder forte sabe ouvir críticas e aprender com elas.   Quando uma iniciativa de mudança empaca — o que não é raro —, o agente da mudança pode ir logo atribuindo a culpa àqueles que nunca embarcaram no projeto. A […]

50ª Edição anual McKinsey Awards

Artigos Artigo revista
  NA ÍNTEGRA   A Harvard Business Review tem o prazer de anunciar os vencedores da edição 2008 do McKinsey Awards. Dois artigos ficaram empatados em primeiro lugar: “Você sabe dizer qual é sua estratégia?”, de David J. Collis e do saudoso Michael G. Rukstad, […]

Como prever a reação de concorrentes

Estratégia Artigo revista
  NA ÍNTEGRA   Para entender como uma adversária vai reagir a seu próximo lance, avalie a situação da ótica dela – não da sua.   Qualquer executivo dirá que entender como a concorrência irá reagir aos atos de sua empresa deveria ser um aspecto […]

Cinco regras para o varejo na recessão

Estratégia Artigo revista
  NA ÍNTEGRA   Durante os últimos 15 anos, atuar no varejo em certos países foi espetacular. Imóveis supervalorizados, crédito fácil e juros baixos levaram o consumo a níveis jamais vistos. A resposta do varejo foi uma investida agressiva para abrir mais lojas, lançar novos […]

Lições de liderança de Abraham Lincoln

Liderança Artigo revista
  NA ÍNTEGRA   Em janeiro de 2008, uma âncora da emissora de TV americana CBS, Katie Couric, perguntou a Barack Obama que livro — fora a Bíblia — ele levaria para a Casa Branca. O então candidato, que acabaria vencendo a disputa para a […]

O lado bom do arrependimento

Gestão pessoal Artigo revista
  NA ÍNTEGRA   Em tempos de incerteza, é normal a pessoa olhar para trás e se perguntar como a coisa pôde ter degringolado tanto. Oportunidades perdidas e falhas de julgamento se fazem sentir de forma mais aguda. O arrependimento — a sensação de que […]

Antevisão Abril 2009

Artigos Artigo revista
  NA ÍNTEGRA   PARA PENSAR Excelência ou pura sorte? Michael E. Raynor, Mumtaz Ahmed e Andrew D. Henderson   Estudos que examinam empresas de alto desempenho para expor as razões de seu sucesso são a um só tempo populares e influentes. São a base […]