Abril 2008

Código aberto: salvação ou suicídio?

Experiência Artigo revista
Scott Wilson, Ajit Kambil
O Amp Up é um popularíssimo game musical. Foi criado pela festejada equipe de programadores da KMS, que agora passa o grosso do tempo tentando criar upgrades que mantenham os usuários deslumbrados. Só que um punhado de novatas copiou a idéia — criando um software […]

Engenharia reversa da máquina de inovação da Google

Inovação Artigo revista
Thomas Daven, port Bala Iyer
Mesmo entre empresas de internet, a Google se destaca como um empreendimento projetado com a meta explícita de buscar profusão e rapidez na inovação. Muito daquilo que a empresa faz tem raízes em sua lendária infra-estrutura de TI. Só que na Google tecnologia e estratégia […]

Adquirir ou desenvolver? O desafio está no dia seguinte

Inovação Artigo revista
Gustavo Chicarino, Carlos Arruda, Anna Goussevskaia
Segundo a teoria da vantagem competitiva, as empresas devem não somente desenvolver competências únicas para manter sua posição no mercado, mas também desenvolver capacidade de renovar essas competências constantemente. Quando a opção para renovar competências é adquiri-las prontas, por meio da compra de outras empresas, […]

Os quatro pilares de uma empresa de serviços de sucesso

Operações Artigo revista
Frances X. Frei
Muitas das ferramentas e técnicas de gestão usadas em serviços foram criadas para lidar com desafios de fabricantes de produtos. Embora tenham muita utilidade para gerentes na área de serviços, não bastam para o sucesso. Neste artigo, a professora da Harvard Business School explica por […]

Um conselho que lidera

Governança Artigo revista
Robert C. Clark, Jay W. Lorsch
Atualmente, o conselho num país como os Estados Unidos faz hora extra só para se ajustar à lei Sarbanes-Oxley e a outras exigências relativamente novas para proteger acionistas de irregularidades na cúpula executiva. O problema é que, com esse envolvimento maior na área da conformidade, […]

O jeito certo de administrar clientes que não dão lucro

Marketing Artigo revista
Vikas Mittal, Matthew Sarkees, Feisal Murshed
Um cliente problemático pode custar muito dinheiro à empresa — mas descartá-lo sem mais nem menos talvez não seja a melhor saída para remediar o problema. Os autores, todos professores de universidades americanas, exploram os prós e os contras do abandono de clientes. Usando exemplos […]

Administre o hipercrescimento

Estratégia e Competição Artigo revista
Alexander V. Izosimov
Quando um setor entra em hipercrescimento — a porção íngreme da curva S na qual a participação da empresa no mercado costuma ser definida —, empresas estabelecidas podem estar em desvantagem. É que, em geral, operam com um legado organizacional que impede que reajam com […]

Seja um líder melhor, viva uma vida mais rica

Liderança Artigo revista
Stewart D. Friedman
O trabalho consome o grosso do tempo de executivos, deixando pouco para a família, para a comunidade, para o próprio indivíduo. O que o autor sugere é que o problema deixe de ser encarado como um jogo de compensação e que o executivo use seu […]

Ciranda

Painel Artigo revista
Don Moyer
Toda empresa perde clientes. Para evitar a deserção, é preciso manter a clientela satisfeita — o que talvez exija padrões bastante elevados. Como observam B. Joseph Pine II, Don Peppers e Martha Rogers em “Do You Want to Keep Your Customers Forever?” (HBR March–April 1995), “O cliente quer […]