Edição Brasil

Capacitação autossuficiente

Edição Brasil Artigo revista
Lea De Luca
Universidade Petrobras alia alinhamento estratégico com os objetivos da companhia à rapidez no atendimento às demandas de treinamento da área de RH.   A estrutura atual da Universidade Petrobras (UP), responsável pelo processo de desenvolvimento de recursos humanos da companhia, foi implantada em 2005. As […]

Como contratar e manter as pessoas certas na sua start-up

Edição Brasil Artigo revista
Luana Bichuetti, José Luiz Bichuetti
Começar um negócio pode ser fácil — bastam uma boa ideia e alguns recursos financeiros. É uma combinação de sonho, vontade, iniciativa e perseverança. Mas obter sucesso é outra história: seu principal ingrediente são a atração e composição das equipes, com gente competente, engajada,  motivada […]

Treinamento versus aprendizado

Edição Brasil Artigo revista
Sérgio Mônaco, Rolando Pelliccia
Empresas inteligentes já entenderam que é preciso investir no desenvolvimento de seus profissionais para torná-los mais preparados para desempenhar suas funções e trazer melhores resultados para seus negócios. Mas qual a melhor maneira de obter maiores retornos? Qual o formato ideal para os treinamentos? Como […]

Precisa de um diagnóstico? Peça ao pessoal de casa

Edição Brasil Artigo revista
José Renato Santiago
Um dos fatores que podem determinar o fracasso da adoção de boas práticas em uma organização é o frequentemente baixo envolvimento de seus colaboradores na identificação de riscos e oportunidades, na definição de prioridades e na determinação de um plano de ação. Nos últimos anos […]

Uma visão antropológica das redes sociais

Edição Brasil Artigo revista
Ignacio García
Em um ecossistema de mercado cada vez mais complexo, hiperconectado e instável, a inovação tornou-se a panaceia da qual as organizações precisam para se adaptar. Sem entrar na discussão sobre a correta definição do termo inovação, consideramos que, na “sociedade em rede”, a inovação deixou […]

Como alavancar o desempenho competitivo

Edição Brasil Artigo revista
Paulo Tarso Vilela de Resende e outros
  As demandas crescentes dos clientes por melhores serviços e produtos, combinadas à concorrência e turbulência dramaticamente elevadas em mercados globalizados e aos avanços incontestes das novas tecnologias de informação e sua aplicação no gerenciamento de processos e cadeias de suprimentos, impõem mudanças importantes na […]

Oportunidades na base da pirâmide

Edição Brasil Artigo revista
Pedro Passos, Naércio F., Márcio Cypriano, Guido Mantega, Fernando Alves, Delfim Netto, Claudio Lottenberg
RESUMO A convite da HBR Brasil, sete líderes de destaque examinam as oportunidades que emergem no País com a recente redução da distância entre ricos e pobres.  Para Antonio Delfim Netto, professor emérito de Economia da USP e ex-ministro da Fazenda, o foco do governo […]

O grande modelo de negócios repetível

Edição Brasil Artigo revista
James Allen, Chris Zook
Ao explorar uma fórmula simples, a empresa consegue criar uma diferenciação nova, mais duradoura. Diferenciação é a essência da estratégia, a principal fonte de vantagem competitiva. Uma empresa ganha dinheiro não só ao executar uma tarefa que tenha valor, mas por ser diferente das concorrentes […]

Do mundo rural ao universo virtual

Edição Brasil Artigo revista
Geraldo Magella
Como a Monsanto usa as mídias sociais para divulgar informações sobre biotecnologia e se relacionar com os seus stakeholders.   Para uma empresa como a Monsanto, dedicada à agricultura, as mídias virtuais representam novas oportunidades de acesso a uma parcela significativa de seus stakeholders. O […]