Todos gestores sabem que eles precisam delegar tarefas, mas muitos deles ainda estão fazendo muita coisa por si mesmos. O que um gerente sobrecarregado deve fazer? Primeiro, preste atenção. Se você sente-se afundando em trabalho, e principalmente se você se vê dizendo não a novos projetos, isso pode ser um sinal de que você não está delegando o suficiente. Arranje um processo que permita a você delegar tarefas e seguir em frente. Se esse processo requer muito tempo de acompanhamento ou de muito feedback, ele é inútil. Incubir responsabilidades deve ser feito através de uma comunicação clara e eficiente. Minimize o tempo gasto em reuniões, mas não a ponto de você precisar repetir as mesmas conversas duas vezes. E não se esqueça de ter os projetos a mão – de forma que você não gaste muito tempo com isso – e possa checar o trabalho de sua equipe de tempos em tempos. Invista em recursos que tornem esse trabalho fácil. Se há alguma nova tecnologia que abaixe os preços de coordenação e faça a colaboração mais eficiente, não hesite em gastar. Tornar a delegação de tarefas o mais fluído possível é sempre um bom investimento.

Adaptado de “Research: Delegating More Can Increase Your Earnings”, por Thomas N. Hubbard

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