Gestão de pessoas

Torne a delegação de tarefas mais fácil

HBR Staff
13 de dezembro de 2016

Todos gestores sabem que eles precisam delegar tarefas, mas muitos deles ainda estão fazendo muita coisa por si mesmos. O que um gerente sobrecarregado deve fazer? Primeiro, preste atenção. Se você sente-se afundando em trabalho, e principalmente se você se vê dizendo não a novos projetos, isso pode ser um sinal de que você não está delegando o suficiente. Arranje um processo que permita a você delegar tarefas e seguir em frente. Se esse processo requer muito tempo de acompanhamento ou de muito feedback, ele é inútil. Incubir responsabilidades deve ser feito através de uma comunicação clara e eficiente. Minimize o tempo gasto em reuniões, mas não a ponto de você precisar repetir as mesmas conversas duas vezes. E não se esqueça de ter os projetos a mão – de forma que você não gaste muito tempo com isso – e possa checar o trabalho de sua equipe de tempos em tempos. Invista em recursos que tornem esse trabalho fácil. Se há alguma nova tecnologia que abaixe os preços de coordenação e faça a colaboração mais eficiente, não hesite em gastar. Tornar a delegação de tarefas o mais fluído possível é sempre um bom investimento.

Adaptado de “Research: Delegating More Can Increase Your Earnings”, por Thomas N. Hubbard

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