Gestão pessoal

Se você discorda de alguém, tente ouvir, não argumentar

Adaptado do artigo "If You Want People to Listen, Stop Talking"
26 de Abril de 2018

Nós normalmente tentamos persuadir os outros por meio de argumentos. Mas isso nem sempre provoca uma mudança de mentalidade – ao invés disso, torna as pessoas mais intransigentes. Isso demonstra que ouvir é muito mais persuasivo que falar.

Quando está em silêncio, você pode escolher melhor o que não deve ser dito – sinais que demonstram o que as pessoas estão sentindo (a pessoa está chateada com alguma coisa e por isso está receosa em ouvir o que você tem a dizer?) podem ajudá-lo a perceber como deve responder. Pelo fato de palavras muito frequentemente não serem eficazes, o silêncio pode assumir o papel de traçar essas conexões.

Da próxima vez que discordar dos outros, coloque suas opiniões de lado e tente apenas ouvir. Deixe-as falar e escute buscando a verdade nas palavras delas. Então, reflita sobre o que ouviu (o que é, normalmente, não só o que foi dito) e, uma vez que os outros sentirem que foram ouvidos, compartilhe seu ponto de vista.

Adaptado de “If You Want People to Listen, Stop Talking”, por Peter Bregman

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