Cultura organizacional pode ser algo difícil de controlar, e por isso, muitos líderes evitam lidar com ela. Mas você não pode simplesmente deixar a cultura acontecer. Na realidade, as empresas deveriam planejar sua cultura tanto quanto planejam sua estratégia de marketing e seu modelo de negócio. Para tornar-se mais sistemático em relação ao desenvolvimento cultural, você deve ter conversas francas sobre qual sua situação atual e aonde exatamente quer chegar. Só assim você conseguirá traçar um plano de ação. Comece essas discussões focando em três elementos: o primeiro é resultados. As coisas que você quer (ou não quer) atingir. Comportamentos. As partes visíveis da cultura organizacional. As ações positivas ou negativas que as pessoas praticam todo dia. Motivadores ou bloqueadores. As políticas, rituais e normas (formais ou não) que moldam o comportamento de todos – esses são os reais elementos que o ajudam a chegar à cultura ideal.

Adaptado de “Don’t Let Your Company Culture Just Happen”, por Alexander Osterwalder, Yves Pigneur e Kavi Guppta

Share with your friends









Submit