Gestão pessoal

Em vez de reclamar de um colega, fale com ele

Adaptado do artigo "The next time you want to complain at work, do this instead”
17 de agosto de 2018
reclamar de colegas

Sejamos honestos: às vezes, reclamar de um colega de trabalho é bom. Mas apesar de ajudar a liberar sentimentos reprimidos, desabafar é uma tática evasiva. Isso porque costumamos reclamar para um amigo ou colega — e raramente confrontamos a pessoa sobre quem estamos reclamando.

Portanto, a próxima vez que quiser reclamar, tente levar sua queixa à fonte do problema. Por exemplo, digamos que um colega grite durante uma reunião. Seu primeiro instinto talvez seja reclamar para outro colega sobre este comportamento impetuoso. Em vez disso, separe um tempo para acalmar-se. Pense sobre o que exatamente o incomodou e sobre a reclamação que quer fazer (não é certo gritar durante uma reunião).

Decida o que você pode fazer para mudar o comportamento da pessoa ou melhorar a situação (talvez dizendo algo como: “Por favor, não grite durante as reuniões — vamos ser respeitosos uns com os outros durante nossas conversas”). E então, fale diretamente com a pessoa.

Adaptado de “The next time you want to complain at work, do this instead”, por Peter Bregman.

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