Dicas

Reserve um tempo para as tarefas que precisam ser concluídas

Gestão pessoal
Adaptado do artigo “3 Ways to Make Time for the Little Tasks You Never Make Time For”
Todos têm aquelas tarefas pequenas mas necessárias — limpar a caixa de entrada lotada, apresentar pessoas a quem havia prometido ou alimentar a pilha de papelada burocrática. Se você não pode delegar ou ignorar nenhuma destas tarefas, aqui estão duas maneiras de cuidar delas de […]

Ajude os perfeccionistas a se cobrarem menos

Gestão de pessoas
Adaptado do artigo “How to Mentor a Perfectionist”
Perfeccionistas não gostam de revelar suas fraquezas, o que os torna especialmente difíceis de treinar. O que o mentor pode fazer, então? Tente focar seu treinamento em afirmação, validação, encorajamento e suporte. Demonstre aprovação pela pessoa, não por sua performance. E quando ela não atingir […]

Consumidores querem uma desculpa para gastar mais

Radar
Radar
Estudos mostram que consumidores muitas vezes se sentem culpados por comprar produtos de luxo porque o custo excessivo parece desperdício ou frivolidade. Para superar esse sentimento, profissionais de marketing podem enfatizar o que os pesquisadores chamam de álibi funcional — uma característica prática que ajuda […]

Equilibre suas habilidades de inteligência emocional

Gestão pessoal
Adaptado do artigo “Emotional Intelligence Has 12 Elements. Which Do You Need to Work On?”
A inteligência emocional, geralmente chamada de IE, é uma característica fundamental de um líder forte e eficiente. Mas muitas pessoas acreditam que se trata somente de ser doce e compreensivo. Claro, algumas competências da IE se relacionam à sociabilidade, sensibilidade e empatia, mas outras estão ligadas […]

Se você não puder ajudar um colega, explique o porquê

Gestão pessoal
Adaptado do livro “HBR’s Best on Saying No to More Work”
Negar um pedido de ajuda de um colega ou um chefe pode ser difícil, especialmente se você estiver receoso de ofender ou magoar a pessoa. Mas dizer “não” não precisa parecer uma afronta pessoal. Tenha empatia pela situação na qual seus colegas se encontram — […]

Você procura conflitos ou os evita?

Gestão pessoal
Adaptado do guia "HBR Guide to Dealing with Conflict"
Quando se trata de conflitos, existem dois tipos de pessoas: as que procuram e aquelas que evitam. Os que evitam tendem a se acovardar ou até mesmo se esconder de desentendimentos. Eles priorizam a harmonia e o relacionamento com os colegas. Já os que procuram […]

Líderes não precisam se isolar

Gestão pessoal
Adaptado do artigo “How to Overcome Executive Isolation”
Se você é um executivo experiente, existe uma grande chance de estar fora do alcance dos funcionários. Ter subordinados que decidem o que deve ou não ver pode poupar seu tempo, mas também mantém você isolado e desconectado. Este é um problema sério. Se você […]

Para encorajar a cooperação entre os funcionários, facilite as coisas

Gestão de pessoas
Adaptado do artigo “How to Get People to Collaborate When You Don’t Control Their Salary"
Cooperação demanda tempo e recursos. Então, se você quer que as pessoas trabalhem em conjunto, precisa garantir que isso seja o mais simples possível. Você pode, por exemplo, usar ferramentas simples como Dropbox e Skype para ajudar as pessoas a compartilharem conhecimentos e se comunicarem […]