Como líder, sua missão é criar um ambiente seguro para que sua equipe possa compartilhar ideias sem temer qualquer julgamento. Mas saber participar da discussão sem esmagar as sugestões dos outros pode ser muito difícil. A melhor maneira de contribuir é mergulhando em um brainstorm com suas próprias ideias ou dar um passo para trás e assumir o papel de mediador? A chave é encontrar um ponto de equilíbrio. Deadlines e metas podem aumentar a pressão e exigir que você imponha suas opiniões, o que diminui a autoestima do seu time e perpetua a ideia de que o chefe sempre tem as respostas. Então tire o seu crachá de líder e, da maneira mais convincente que puder, diga para os membros da sua equipe que as ideias deles não devem ser tratadas diferentemente das suas. Entretanto, se você sentir que sua participação está interferindo na participação do grupo, volte à mediação. Seu time não conseguirá ser criativo se estiver esperando ordens de como agir. Adaptado do artigo “How to Nourish Your Team’s Creativity”, de Ron Carucci.

Share with your friends









Submit