Somos geneticamente programados a tentar pertencer. É como sobrevivemos e prosperamos na vida – e no trabalho. Isso é especialmente importante para minorias que geralmente não se sentem enturmadas em seu local de trabalho. Novas pesquisas mostram que manter um senso de pertencimento no escritório diminui os níveis de estresse e, consequentemente, melhora a saúde física, o bem-estar emocional e a performance. Aqui estão algumas formas de criar um cultura onde todos sintam-se bem vindos. Apresente as pessoas. Mas não faça isso apenas através de seus cargos e títulos. Acrescente detalhes únicos ao indivíduo em questão que mostrem o quanto você aprecia a presença dele ali. Use uma linguagem como: “Esta é Sara – ela é parte do nosso time de pesquisas.” A palavra “nosso” dá o tom certo de pertencimento. Solicite contribuição. Não espere que todos apareçam e falem. Convide aqueles que você quer incluso, peça a opinião deles e faça perguntas que os façam sentir-se realmente ouvidos. Divida histórias. Histórias mostram que você, sendo aquele que as está contando, importa-se o suficiente com a carreira da sua audiência para falar sobre suas vulnerabilidades, compartilhar seus erros e sucessos. Elas também ajudam as pessoas a conectarem-se emocionalmente.

Adaptado de “Diversity Efforts Fall Shorts Unless Employees Feel That They Belong”, por Pat Wadors

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