É normal sentir-se inseguro para discordar de algum superior seu. Talvez você acredite que ao fazer isso pode provocar uma reação negativa em seu gestor ou deixa-lo na defensiva. Mas a maioria dos gestores reclama que, na verdade, não ouve muito pontos de vista alternativos. Para discordar de forma construtiva, tente estas estratégias: dê sugestões de ações que seu superior pode tomar ao invés de apenas fazer objeções. Em vez de simplesmente dizer que um sistema apresenta falhas, diga: “Que tal contatarmos outros que estejam usando o nosso sistema para verificar se eles estão tendo os mesmos problemas? Você gostaria que eu fizesse uma lista de nomes e marcasse uma hora com eles?” Ofereça várias opções. Alternativas binárias (“Ou o meu jeito ou o seu”) são mais propensas a criar resistência. Dar muitas ideias de ação mostra o quanto você é flexível e aumenta as chances do seu gestor responder de forma amistosa. Evite usar uma linguagem que irrite seu chefe. Por exemplo, se ele costuma recuar diante de abordagens que afirmam possuir a “melhor maneira de resolver algo” ou “a próxima grande ideia”, encontre outro jeito de expressar o que você quer passar.

Adaptado de “Managing Up (HBR 20-Minute Manager Series)”

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