Inteligência emocional

Escolha ser gentil com alguém que o irrita

Adaptado do artigo "Criando empatia: como conviver com pessoas difíceis?"
27 de julho de 2018
gentileza com colegas irritantes

Quando alguém com quem você trabalha é irritante o tempo todo, é provável que você espere o pior dessa pessoa – e esse mindset transparece em seu comportamento. Mas é importante ser cordial, e até mesmo demonstrar compaixão aos colegas, não só porque grande parte do trabalho é colaborativo, mas também porque aquele colega provavelmente não está sendo irritante de propósito.

Tente driblar suas reações ao se forçar a fazer ou dizer algo gentil. Por exemplo, você pode elogiar a pessoa em relação a uma ideia que ela teve durante uma reunião, ou se oferecer para ajudar com um projeto. Digamos que seu colega se atrase – novamente – para a reunião semanal de equipe.

Não reclame ou revire os olhos, e não seja passivo-agressivo com um comentário como “Legal da sua parte juntar-se a nós”. (Esse pode ser o seu instinto, mas lute contra ele.) Em vez disso, diga algo como “Seja bem-vindo. Pegue uma xícara de café e vamos atualizá-lo”. Esse tipo de generosidade de espírito faz bem para você e para seu colega.

Adaptado de “Criando empatia: como conviver com pessoas difíceis?”, por Rebecca Knight.

Compartilhe nas redes sociais!