Gestão de pessoas

Adapte seu estilo de liderança às diferentes situações

Adaptado do artigo “Good Bosses Switch Between Two Leadership Styles,” de Jon Maner
9 de Março de 2017

Diferentes situações no ambiente de trabalho demandam diferentes estilos de liderança. A maioria dos gestores utiliza uma destas abordagens: dominação ou prestígio. Quando lidera através da dominação, você influencia outros por ser assertivo e alavanca seu poder e autoridade formal. Esta abordagem funciona melhor quando sua função é manter a equipe alinhada e se movendo na mesma direção. Se existe uma estratégia clara para o lançamento de um novo produto, por exemplo, e o desafio é fazer sua equipe absorvê-la, a dominação é uma maneira efetiva de criar uma frente unificada. Prestígio, por outro lado, significa influenciar os outros através de demonstrações de sabedoria e expertise e ser um modelo. Esta abordagem é a melhor quando se pretende empoderar as pessoas sob seu comando. Se uma equipe de marketing fica encarregada de criar uma campanha inovadora, por exemplo, um líder prestigioso pode desarmar os constrangimentos dos membros do time e encorajá-los a pensar fora da caixa. Amadurecer como líder significa ser capaz de diagnosticar qual o estilo de liderança necessário e aplicar a estratégia que apresenta a maior probabilidade de funcionar. Adaptado do artigo “Good Bosses Switch Between Two Leadership Styles,” de Jon Maner.

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