Gestão pessoal

Dicas práticas para o uso do WhatsApp no dia a dia dos executivos

Tony Ventura
12 de setembro de 2018
dicas práticas para whatsapp

Eu sei como você se sente em relação à tecnologia. Sou coach tecnológico de vários executivos e convivo com esse tipo de sentimento regularmente. Já parou para se perguntar quanto tempo você perdeu não usando a tecnologia a seu favor?

Hoje estamos sobrecarregados por mensagens e áudios no WhatsApp, centenas de e-mails, atividades nas redes sociais e nos inúmeros aplicativos que baixamos. Nesse turbilhão, não raro, deixamos de lado informações importantes, muitas vezes devido à nossa falta de familiaridade com a tecnologia. Há cinco anos tudo mudou e vai mudar de novo nos próximos anos. Precisamos aprender a viver com as novas ferramentas tecnológicas. Para ajudá-lo nessa tarefa, selecionei algumas dicas.

Dicas para o WhatsApp

Se você quer lembrar de responder uma mensagem de WhatsApp arraste o dedo para direita em cima da pessoa ou do grupo na sua lista de notificações e clique em “fixar” ou no “pin”. A mensagem será fixada no topo da lista de mensagens. Se você usa Android, basta pressionar seu dedo por 4 segundos em cima do contato e depois clicar no símbolo do “pin” na parte superior da tela. A comunicação fica mais eficiente. Faça o teste agora mesmo. Tenho certeza que vai ajudá-lo muito daqui em diante.

A comunicação clara também é essencial para líderes bem-sucedidos. Seria muito bom se a comunicação dependesse só de você. Mas, infelizmente, dependemos da outra pessoa para que nossa comunicação seja eficaz. A falta de clareza na comunicação nos deixa menos produtivos.

Pense em quantas mensagens você precisou ler no WhatsApp até entender um ponto que poderia ser explicado em poucos segundos? Ou quantos minutos de áudio precisou ouvir para saber apenas o horário da reunião de amanhã?

Estamos inundados de pessoas que não vão direto ao assunto, difíceis de entender, que não sabem se expressar bem, e tudo isso acaba tomando nosso tempo.

Como resolver esse problema?

Há alguns meses dei uma consultoria de novas tecnologias para a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Assim como acontece em outras grandes empresas, executivos da ENAP também usam diariamente o WhatsApp para se comunicar melhor, tanto na vida profissional como na pessoal.

Para evitar a ineficácia na comunicação, apresentei a eles uma ferramenta grátis, simples e muito poderosa, a “Zapp WhatsApp audio speed”. Essa ferramenta acelera todos os áudios do WhatsApp. Ela está disponível para qualquer pessoa baixar e usar, porém esquecida na internet. Basta abrir o navegador Google Chrome e escrever “Zapp WhatsApp audio speed”. Depois clique em +Usar no Chrome. A partir daí, basta abrir o WhatsApp web e clicar no canto direito superior do seu navegador para ajustar a velocidade dos áudios.

Em apenas 40 segundos de configuração, você poderá economizar em média oito minutos de áudio por dia. Em um mês serão 240 minutos. Em um ano você vai economizar 48 horas, dois dias inteiros! Imagine ter dois dias “extras” todos os anos?

Como lembrar de temas importantes

O WhatsApp também é útil para nos lembrar de temas relevantes que estão no celular. Assim, use-o também para se organizar. Como? Abra seu WhatsApp novamente e caso não consiga enviar mensagem para você mesmo, crie um grupo adicionando uma pessoa qualquer. Quando o grupo for criado, remova a pessoa que você colocou e fixe o grupo no topo da lista como vimos no início deste artigo.

Pronto! Esse grupo terá apenas você e tudo que for importante como mensagens, artigos, e-mails, fotos, vídeos, documentos e ideias que queira lembrar (basta gravar um áudio) encaminhe para este grupo. Todas as informações ficam guardadas nesse seu espaço e se auto organizarão para você rever quando quiser.

Organize seus documentos

Faça um teste agora. Encaminhe esse artigo para seu grupo individual de WhatsApp para salvá-lo. Depois clique no título do grupo e selecione “mídia, links e docs”. Você verá que esse artigo já se auto-organizou na seção links.

As ferramentas que vimos aqui podem fazer a diferença na sua vida pessoal e profissional. Se usadas da maneira correta, colocarão você dez passos à frente dos concorrentes — internos ou externos.—————————————————————————
Tony Ventura é consultor em novas tecnologias.

Compartilhe nas redes sociais!