Há muitas maneiras de medir o impacto de um artigo publicado na HBR: pelo incremento no desempenho de empresas que puseram em prática ensinamentos contidos no texto, pelo avanço de administradores que encontraram inspiração ou adquiriram competências práticas, pela inserção de novos termos no vocabulário do mundo empresarial (coisas como “vantagem competitiva” e “inovação de ruptura”). Todos estes exemplos vêm diretamente do dia a dia de empresas — mas são, todos, difíceis de quantificar.

O campo acadêmico da administração oferece um meio para a avaliação da influência da HBR em termos mensuráveis. Professores sempre foram importantes colaboradores da revista — e ajudaram a transformar a HBR em um fórum para a discussão de ideias na base da teoria da administração. Logo, uma maneira de quantificar o impacto de um artigo é conferir com que frequência é citado em textos acadêmicos.

Uma busca sistemática no banco de dados Google Scholar revelou que dos 12 mil artigos publicados pela HBR ao longo dos últimos 90 anos, 53 receberam mil ou mais citações. A relação começa na década de 1950 e é distribuída por dez grandes temas. Certos tópicos atraíram grande atenção em certos períodos — estratégia em meados da década de 1990, operações um pouco antes. De certos textos brotaram outros artigos e livros que magnificaram sua influência. Confira abaixo uma representação visual dos resultados da busca — uma detalhada cronologia das ideias mais influentes na literatura administrativa ao longo dos anos.

 

Análise de dados e visualização por Eamonn O’Loughlin

Para dar vida a seu arquivo de forma visual, a HBR recorreu à Kaggle.com, uma plataforma que organiza competições para a representação visual de dados. Gente do mundo inteiro participou da disputa. O vencedor foi Eamonn O’Loughlin, consultor de analítica da Accenture na Irlanda e doutor no laboratório de dinâmica da University College Dublin, na Irlanda. Para conferir outras propostas apresentadas, acesse: www.kaggle.com/c/harvard-business-review-vision-statement-prospect.

 

clique na imagem para ampliar

Share with your friends









Submit