Competição

Como sobreviver no futuro

Competição Artigo revista
Richard Dobbs, Tim Koller e Sree Ramaswamy
Poderíamos chamá-lo de o oposto de uma tempestade perfeita — um conjunto de circunstâncias externas que, em conjunto, criam um ambiente econômico excepcionalmente favorável. As maiores corporações norte-americanas e europeias têm navegado nessas condições nos últimos 30 anos, beneficiando-se do mais longo e mais sólido […]

Quando as plataformas atacam

Competição Artigo revista
Radar
O que acontece quando a Amazon, a Apple e outras empresas começam a competir com seus próprios parceiros? A Amazon começou seus negócios como uma livraria online e, 20 anos depois, existem poucos produtos que não podem ser encontrados no site. Em muitos casos, a […]

As quatro dimensões competitivas da saúde

Competição Artigo revista
Marcelo Caldeira Pedroso, Ana Maria Malik
Modelo baseado em conceitos de gestão estratégica pode ser usado para inovar e melhorar a competitividade no setor.   A saúde é um setor vital na economia mundial. Pelas estatísticas mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), os gastos nessa rubrica foram de 9,7% […]

Como competir com o grátis

Competição Artigo revista
David J. Bryce, Jeffrey H. Dyer, Nile W. Hatch
O modelo do “grátis” está rapidamente se alastrando do universo online para o mundo físico. Veja como se defender.   Uma nova rival entra no mercado e lança um produto bem parecido ao seu, mas com uma diferença fundamental: é grátis. Qual sua reação? Ignorá-lo, […]

Desconstruindo o fenômeno Groupon

Competição Artigo revista
Paul Butler
QUE OFERTAS DO GROUPON DÃO RESULTADO? A popularidade de clubes de compras coletivas (como o Groupon, que dá ao consumidor a oportunidade de obter sérios descontos: 100 em bens ou serviços pagando 40, digamos) cresce a passos largos. Mas muita empresa tem dificuldade para entender […]

Como produtos inteligentes e conectados estão transformando a competição

Competição Artigo revista
Michael E. Porter, James E. Heppelmann
A tecnologia da informação está revolucionando os produtos. Outrora compostos apenas de partes elétricas e mecânicas, os produtos se tornaram sistemas complexos que combinam hardware, sensores, armazenamento de dados, microprocessadores, software e conectividade em inúmeras formas. Esses “produtos inteligentes e conectados” — criados devido a […]

A nova dinâmica da competição

Competição Artigo revista
Michael D. Ryall
No livro Inovação e Espírito Empreendedor, Peter Drucker fez a seguinte observação sobre setores de atividade que dependem da inovação baseada no conhecimento: “Por um período longo, existe a percepção de que uma inovação está para acontecer (…). Então, de repente, há uma quase-explosão, seguida […]

Competição destrutiva versus “competitividade positiva”

Competição Artigo digital
Na natureza, de acordo com o que postulou Charles Darwin, tudo está em evolução, e há algumas condições fundamentais dos seres vivos para ela existir:   – Capacidade de reprodução: os organismos precisam conseguir se reproduzir ou replicar. Sem essa capacidade, uma espécie está automaticamente […]

E se uma parceira roubar nossa tecnologia?

Competição Artigo revista
Willy C. Shih, Jyun-Cheng Wang
O presidente da Prime ElektroTek tinha acabado de dar uma boa notícia aos trabalhadores e gerentes reunidos no chão da fábrica: a empresa de Taipei, que na década anterior tinha passado de fabricante de fontes de alimentação básicas a inventora de sistemas de transmissão para […]

A grama do vizinho não é mais verde

Competição Artigo revista
Kasturi Rangan, Evan Hirsh
Tempos atrás, o presidente de uma empresa que conhecemos convocou seus principais executivos e pediu que buscassem novas oportunidades de crescimento estratégico, pois a receita tinha estancado e a base de clientes atual estava encolhendo. Seu conselho foi que não se ativessem ao passado da […]