Na natureza, de acordo com o que postulou Charles Darwin, tudo está em evolução, e há algumas condições fundamentais dos seres vivos para ela existir:

 

– Capacidade de reprodução: os organismos precisam conseguir se reproduzir ou replicar. Sem essa capacidade, uma espécie está automaticamente condenada à extinção.

– Possibilidade de variação: se o organismo que foi reproduzido for sempre exatamente igual ao organismo que o gerou, não existirá evolução.

– Competição: os organismos competem pelos recursos disponíveis, para poder sobreviver.

 

Para sobreviver, era necessário competir e muitas vezes, eliminar a outra espécie fazia parte dessa competição. O mundo mudou radicalmente, mas ainda carregamos esse instinto competitivo que pode ser muito útil para nos desenvolvermos profissionalmente, porém que sem um direcionamento apropriado pode se transformar em algo extremamente negativo. Muitas vezes, profissionais ou empresários entram em disputas ferozes, querendo “destruir” o que os atrapalha, valendo-se até de recursos antiéticos ou mesmo ilegais para ver o inimigo sucumbir. Normalmente, isso só traz prejuízo para os dois lados.

Já presenciei executivos da área comercial engajados em disputas pessoais com seus colegas em que um tentava sabotar o outro em vez de focarem o mais importante: entender e resolver as necessidades dos clientes. Há pessoas que fazem questão de ressaltar, dissimuladamente, os defeitos e as possíveis falhas ou os erros dos outros, para se sobressair e tirar vantagem da situação, tentando, assim, tirá-los da frente (pois, em sua visão, eles atrapalham seus planos). As vítimas dessas armadilhas podem ter o ímpeto de vingança e realizar o mesmo jogo. Em outro contexto, há empresários que agem irracionalmente abaixando os preços de seus produtos e serviços para valores menores que o próprio custo para “eliminar” o concorrente.

Em todos esses casos, o resultado dessas disputas irracionais é obviamente desastroso. Equipes e departamentos são destruídos por profissionais que contaminam os outros com suas questões alheias ao negócio, e empresas e até mesmo indústrias inteiras são prejudicadas por decisões baseadas nessas disputas destrutivas. Para direcionar esse instinto a seu favor é necessário que você desenvolva o que eu chamo de “competitividade positiva” que basicamente significa competir com você mesmo. Em outras palavras, sempre buscar dar o melhor de si em tudo que você fizer. Para atingir esse objetivo é necessário repensar sua atuação e sua preparação para se atingir excelência e alta performance no mundo corporativo ou dos negócios.

No livro Metamanagement (Campus, 2004), Fredy Kofman observa que 99% do tempo que é dedicado aos esportes ou à música são usados para a prática, enquanto 1% é passado na execução, como um concerto ou em uma competição esportiva. Porém, o que vemos nas empresas é o contrário: “executa-se” o tempo todo, mas se pratica muito pouco, o que torna o rendimento muito inferior ao potencial. Tenha em mente que em sua rotina diária, você precisa separar algum tempo para essa “preparação”, pois assim como um músico ou esportista dedicam tantas horas diárias para aperfeiçoar suas habilidades, um executivo ou empresário também necessita dedicar algum tempo para a preparação, além de todas as horas que inevitavelmente dedicará à execução de alguma tarefa ou projeto. Esse é o principio do conceito que eu chamo de “competitividade positiva” em que você direciona seu instinto competitivo para lhe tornar melhor a cada dia.

 

*Renato Grinberg é especialista em liderança, desenvolvimento profissional e motivação. Trabalhou em grandes multinacionais nos EUA como a Sony Pictures e Warner Bros., e também foi presidente da Trabalhando.com no Brasil. Atualmente, é CEO da empresa Currículo Autêntico, além de professor do programa de MBA da HSM Educação e colunista do site da Harvard Business Review Brasil. É requisitado em todo o país para proferir palestras e workshops visando ao aprimoramento profissional de sua audiência. É autor dos best-sellers de carreira e negócios A estratégia do olho de tigre e O instinto do sucesso – ambos publicados pela editora Gente.  Saiba mais em www.renatogrinberg.com.br

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