Apesar da tecnologia business analytics já fazer parte do ambiente de negócio de algumas corporações, outras ainda analisam os pontos positivos do business analytics a passos lentos. Esta é uma das descobertas descritas na pesquisa Operacionalizando e Embarcando Analytics para Resultados, produzida pela TDWI. O estudo, que entrevistou 276 executivos de distintos segmentos, destacou que o potencial da análise de inteligência de dados ainda não está sendo completamente utilizado nas organizações. A boa notícia é que com simples ações as empresas podem otimizar a produção e o lucro com esse tipo de informação.

A pesquisa destacou como principais entraves ações relacionadas às pessoas e à cultura da empresa. Entre os destaques: a falta de segurança/confiança nos dados processados (40%), falta de pessoas qualificadas para fazer a leitura dos dados (38%), budget escasso (28%) e falta de suporte de executivos (26%).

Para os entrevistados há três principais caminhos a serem seguidos para vencer essas barreiras:

1. Começar com pequenas histórias de sucesso. Não adianta querer implantar a ferramenta em grandes projetos, o ideal é que o uso de análise de dados ganhe força com pequenos exemplos que deram certo;

2. Investir em treinamento de equipe. A falta de qualificação para esse tipo de análise está entre os principais gaps para o avanço do business intelligence;

3. Traçar uma boa estratégia de comunicação interna sobre os benefícios do uso da análise de inteligência de dados. A partir daí, as organizações poderão desfrutar do real poder desse tipo de tecnologia.

A partir desse simples passos, envolvendo uma mudança de mindset nas organizações, as empresas poderão otimizar a produção e obter maiores margens de lucro.

Share with your friends









Submit