Branding

Competindo com Golias

Branding Artigo revista
Jill Avery
Empresa de roupa peruana busca posicionamento contra marca global. “É estranho espionar assim”, disse Alejandra Chirinos a seu VP de marketing, Ricardo Rodriguez, e a seu chefe de vendas, Miguel Martinez. Em uma sala de conferência em Lima, eles assistiam via Skype à conversa de […]

Sua marca está realmente sendo gerenciada?

Branding Artigo revista
Rômulo Pinheiro
Um guia com quatro passos fundamentais para potencializar o poder desse valioso ativo.   O que é uma marca? Qual seu papel para as organizações? Quem é responsável por sua gestão? Se fosse realizada uma consulta a acadêmicos, profissionais de marketing e consultores, dificilmente chegaríamos […]

Primeiro, faça funcionar; depois, mude a marca

Branding Artigo revista
Fabio Villegas
Normalmente, quando as empresas se fundem, recebem autorização para trabalhar em rebranding. No caso das companhias aéreas, o novo logotipo é rapidamente colocado em aviões repintados, em uniformes reestilizados e na nova sinalização no aeroporto. Mas, depois de a Avianca e a TACA fundirem-se — […]

Princípios fundamentais para a construção da marca

Branding Artigo revista
Seán Meehan, Patrick Barwise
Novas mídias trazem ferramentas incríveis e velocidade — mas isso não basta. Como de costume, o marketing está transformando hype em histeria. Dessa vez, o motivo é o suposto fim do marketing tal como o conhecemos — graças ao surgimento de mídias sociais e da […]

Seis práticas vitoriosas de branding

Branding Artigo revista
Romulo Pinheiro
Branding não é uma ciência exata. As variáveis para a gestão de uma marca são muitas, e estão ancoradas no imprevisível comportamento humano. Por isso, tentar estabelecer leis, regras ou modelos fechados e replicáveis para a gestão de marcas quase sempre acaba se tornando uma […]

Como mudar uma marca

Branding Artigo revista
Com 80 milhões de clientes no Brasil, a Telefonica/Vivo investe há um ano em um projeto que envolveu mais de 100 mil pessoas. Em entrevista exclusiva à editora Léa De Luca, Christian Gebara, diretor-executivo de estratégia, marca e novos negócios da Telefonica/Vivo, fala do processo […]

Como a cidadania corporativa pode fortalecer sua marca

Branding Artigo revista
Daniella Giavina-Bianchi e Alejandro Pinedo
A Interbrand vive o mundo das marcas há mais de 30 anos e está atenta a todos os movimentos que as influenciam. Nossos trabalhos de avaliação de marca, bastante conhecidos pelos rankings que publicamos (ver quadro “As 25 marcas mais valiosas do Brasil 2011”), nos […]